O novo EstaR

A proposta de mudança no sistema do estacionamento regulamentado em Toledo, como já era esperado, trouxe muitas dúvidas e causou um pouco de confusão – e medo – entre os comerciantes do Centro da cidade, que se reuniram nesta sexta-feira (14) na Associação Comercial e Empresarial de Toledo para ouvir as explicações do prefeito Beto Lunitti e sua equipe técnica sobre a proposta que está pronta e em tramitação dentro da Câmara Municipal. Algumas sugestões foram dadas e a entidade agora espera ser ouvida, ou melhor, que o projeto seja alterado de acordo com a vontade da maioria dos associados que compareceram em peso numa espécie de audiência pública na qual se transformou a reunião de trabalho.

Evidente que toda mudança gera desconforto, ainda mais quando se trata do EstaR. Várias propostas foram sendo analisadas e implantadas desde o início de seu funcionamento e praticamente todas tiveram prós e contras durante seu funcionamento. Hoje, em compensação, existe unanimidade que o sistema está horrível. Talvez por uma estratégia da atual administração em abandoná-lo de vez a fim de implantar uma nova metodologia, como deixou muito claro o prefeito Beto Lunitti que foi taxativo: se o modelo do EstaR proposto não for aceito ele será utilizado no programa denominado Toledo + Segura.

O aviso foi dado em alto e bom som.

Resta saber agora como será a discussão dentro do Legislativo, onde o prefeito vem ‘nadando de braçada’ com uma base de apoio bastante submissa diante dos desejos do Executivo. A oposição até poderia aproveitar, entretanto, parece não ter força suficiente para fazer valer seus desejos. Nesse terreno arenoso aos empresários resta aguardar e confiar na pressão que, sim, a Acit é capaz de fazer.

Fato é que o modelo do EstaR precisa ser alterado porque o poder público, como ficou bastante claro também no encontro desta sexta-feira, não tem mais capacidade de atender às necessidades de uma cidade que cresce a passos largos em alguns setores, mas que em outros parece patinar na mais movediça lama, tornando seu desenvolvimento arraigado em bases ultrapassadas. Bom senso e diálogo podem ser o caminho para o equilíbrio entre o respeito ao passado e o olhar para o futuro.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.