O novo EstaR

Objeto de muita reclamação, esta semana a Prefeitura de Toledo publicou o Decreto Nº 839/2023, com as novas diretrizes do Estacionamento Regulamentado (EstaR), segundo a prefeitura, gratuito. O novo sistema permitirá que o usuário utilize uma vaga, por até duas horas, sem nenhum custo, na área de abrangência do EstaR. O período de testes deve ser iniciado na próxima semana.

As vagas serão monitoradas de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 12h. Uma das novidades é a fiscalização eletrônica, feita por meio de veículos que circularão pelos setores determinados, conforme já havia sido explicado durante encontro na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Em teoria, na visão dos ocupantes do poder público, o novo sistema tem tudo para funcionar. Na prática não é bem assim e antes mesmo de entrar em operação tem causado muitas dúvidas entre os usuários. O maior temor é a aplicação de notificações após o término do período das duas horas, o que poderá se converter em multa. É claro que nada poderá ser feito para mudanças antes do novo sistema entrar em funcionamento, entretanto, alguns pontos seguem sem solução.

O primeiro deles é a falta de estacionamentos privados na área central da cidade, o que de certa forma congestiona as áreas do EstaR, cujo objetivo é criar espaços para quem vai ao Centro e permanece por pouco tempo. Hoje, infelizmente, a esmagadora maioria das vagas é ocupada por quem trabalha naquela região.

Outro ponto é a falta de opção de deslocamento para quem pensa em deixar o carro em casa. As linhas de ônibus são escassas, com veículos defasados e horários que nem sempre atendem a quem imagina usar transporte coletivo com maior frequência.

Além disso, quem está trabalhando e precisa mudar o carro de lugar após as duas horas poderá se ausentar do local de trabalho para efetuar a troca? Em alguns casos isso é impossível!

Ou seja, na prática o novo sistema do EstaR seguirá com alguns problemas crônicos, exceção à fiscalização que promete ser mais eficaz. Se realmente for, a tendência é do aumento na arrecadação pelo sistema aos cofres públicos e aí, certamente haverá muita reclamação de quem depende de um sistema que nunca será perfeito. E nem precisa. O que precisa é funcionar minimamente para o Centro de Toledo se tornar menos excludente quando o assunto é trânsito.

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