O papel da imprensa
Nesta quinta-feira (1º de agosto), o delegado responsável pela investigação de um casal acusado de praticar medicina de maneira irregular, doutor Rodrigo Baptista Santos, concedeu uma entrevista coletiva para dar mais detalhes sobre o caso. Mais que dados técnicos, o delegado comentou sobre a importância da imprensa na divulgação do caso, o que ajudou a coletar mais depoimentos, reforçar as provas e identificar novas vítimas. É o reconhecimento, ainda que de maneira informal, à importância do trabalho sério da imprensa local e regional.
Não apenas na cobertura dos fatos policiais, afinal, o papel da imprensa é divulgar os acontecimentos. No caso estamos nos referindo a fatos em Toledo. E fatos positivos ou negativos, até porque não compete à imprensa julgar o que é certo ou errado. Cabe narrar fatos. Neste sentido este Editorial é para valorizar os profissionais e veículos que se dedicam à cobertura dos fatos, independente de linha editorial ou de onde se trabalha, até porque quando se é profissional de verdade, não existe concorrência e sim parceria.
Por isso é importante valorizar quem trabalha de maneira séria e não quem baseia seu trabalho em boatos, em mensagens apócrifas ou denúncias sem credibilidade. Ou ainda quem enxerga apenas um lado da história, como se a cidade fosse formada há pouco tempo e o passado esquecido por completo. Triste também é perceber pessoas de quem se espera serenidade dar crédito a esse tipo de trabalho que em nada se parece com jornalismo. É um ‘fofoquismo’ barato que apenas denigre a imagem de uma imprensa constantemente atacada, como fossem todos os problemas do país – ou de Toledo – culpa de quem diariamente se esforça para tentar trazer o relato dos principais acontecimentos e ajuda a registrar uma parcela da nossa história.
Não que a imprensa local seja um paraíso próximo à perfeição. Muitos erros são cometidos, entretanto, para isso existem os mecanismos corretos para eventuais punições. Tirando isso, qualquer outra punição soa como perseguição pura e simples.