O papel de cada um
Nesta segunda-feira (14), o JORNAL DO OESTE recebeu uma ligação sobre pneus utilizados durante a Copa Toledo de Kart e que, uma semana após o evento, ainda permaneciam no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. A equipe de reportagem esteve no local e, ao invés de fazer sensacionalismo com o assunto, buscou uma solução. O editor-chefe Márcio Pimentel entrou em contato com os organizadores da prova e, tanto o Automóvel Clube quanto a Prefeitura de Toledo prontamente foram ao local para constatar o que estava acontecendo.
Evidente que, num primeiro momento, existe um sentimento de incredulidade e até de revolta. Tanto de um lado, quanto do outro. Porém, quando as coisas são tratadas com responsabilidade e profissionalismo, ao invés de discussões acaloradas, surgem diálogos esclarecedores e soluções rápidas. E práticas. Ao invés de ficar achando culpados, o responsável pelo Automóvel Clube tratou logo de encontrar outro meio de transportar os pneus que, convenhamos, já deveriam ter sido retirados do local há bastante tempo.
A letargia que normalmente toma conta do poder público, dessa vez passou longe. O secretário de Esportes e Lazer também esteve rapidamente no local e buscou auxiliar naquilo que era possível no momento.
E nós, do JORNAL DO OESTE, ao invés de apenas mostrar o problema, permanecemos no local até o início do carregamento dos pneus, algo que só foi possível graças a uma denúncia feita por um leitor. Além disso, graças também à responsabilidade com a qual o jornalismo é tratado neste veículo de comunicação, com o objetivo maior de não apenas informar aquilo que acontece na sociedade, mas também o de auxiliar a encontrar soluções aos problemas que esta mesma sociedade tem.
E assim, com o papel de cada um sendo exercido de maneira correta e sem sensacionalismo ou egocentrismo de nenhuma das partes, um problema de uma semana foi resolvido em questão de minutos, prova de que na sociedade brasileira existe espaço para que as coisas funcionem bem. Basta respeito, diálogo e, acima de tudo, boa vontade!