O protagonista do dia

Nos últimos 45 dias, o tema eleição foi um dos mais comentados entre os brasileiros. Nessa jornada também viu-se momentos emblemáticos da jornada dos candidatos, seja para o cargo de deputado estadual ou federal, senador, governador e para presidente da República. Entre eles, debates, sabatinas, entrevistas e a própria campanha eleitoral manifestada de forma mais agressiva. Até aí um cenário normal, porém algo se destacou neste pleito: o eleitor.

Sim, o eleitor foi o protagonista dessa festa da democracia brasileira. Ele apareceu mais nas redes sociais e participou das campanhas dos seus candidatos favoritos; esteve mais presente cobrando propostas e programas de governo; acompanhou as lives que desta vez foram mais dinâmicas e transmitidas dos mais variados locais onde pareciam que os candidatos estavam na sala de casa batendo um papo com o eleitor.

E, no último domingo (2), o eleitor compareceu nos locais de votação para exercer o seu direito conquistado há anos. O direito do voto direto e secreto. Contudo, uma parcela dos eleitores exibiu orgulhosamente suas escolhas através da manifestação individual e silenciosa com o uso de camisetas, bonés, boton e até mesmo o veículo adesivado e caracterizado. Desta forma, o eleitor deixou claro suas escolhas.

Neste pleito, o eleitor também se mostrou educado evitando confusão nas ruas e paciente com as longas e demoradas filas nos maiores colégios eleitorais do estado. Apesar dos contratempos com urnas substituídas, atraso em alguns locais de votação, foi um dia de celebração.

No Paraná, a Secretaria da Segurança Pública realizou a Operação Eleições 2022 com o objetivo de garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação. Em todo o estado, mais de sete mil agentes da segurança pública foram mobilizados para garantir a segurança dos paranaenses. Um processo que aconteceu com tranquilidade e com poucas ocorrências.

Isso mostra que o eleitor está mais consciente da importância desta data, da relevância da sua participação e ciente de seu dever como cidadão. Suas escolhas influenciarão a vida de milhares de brasileiros nos próximos quatro anos. Concluído o pleito, o papel do eleitor passa a ser o de fiscalizador dos seus representantes. Cobrando as promessas e programas de governos anunciados durante as campanhas. Promessas que encheram os olhos e o coração de brasileiros na esperança de melhorias e mudanças.

Contudo, a eleição de 2022 ainda não terminou. A escolha do principal cargo do país será feita no segundo turno, no dia 30 de outubro. O que esperar deste momento? Além de um resultado justo e democrático, contamos com a mesma postura do eleitor brasileiro: participativo, educado e consciente.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.