O que faltou?

“A Azul informa que, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, irá suspender as operações para Toledo (PR). No mesmo sentido, a empresa vem concentrando suas operações no aeroporto de Cascavel (PR), de modo a atender toda região Oeste do Paraná, que conta com voos para Curitiba (PR) – de segunda a domingo, às 10h05, 14h15 e 18h20 -, Maceió (AL) – sábados, às 09h20 -, Natal (RN) – sábados às 15h35 -, e Viracopos (SP) – segunda a domingo, às 10h30, 16h45 e 21h05. Todos os Clientes com bilhetes emitidos de ou para Toledo foram avisados e reacomodados em outros voos da companhia, ou tiveram reembolso integral de suas passagens, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.

Esta é a nota oficial da Azul Linhas Aéreas emitida há alguns dias sobre a suspensão dos voos diários entre Toledo e Campinas (SP), base de operações da companhia. Mais uma vez a cidade fica órfã de uma ligação direta com os grandes centros e, embora Campinas não fosse o melhor acesso, ainda assim servia para auxiliar na conexão para outros lugares.

Para alguns a falta de voos pode parecer despercebida, afinal, voar no Brasil ainda é para poucos. Todavia, a ligação aérea é fundamental na consolidação de projetos maiores. Um espaço como o Biopark, por exemplo, depende muito deste tipo de conexão. Não basta apenas dinheiro, boa vontade e uma ideia. É preciso estrutura, logística, conexão. E isso Toledo ainda não conseguiu consolidar, apesar do esforço feito na gestão passada, quando houve investimentos significativos no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, onde a participação da iniciativa privada e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) foram fundamentais para estruturar aquele espaço.

Infelizmente mais uma vez a Azul interrompe suas atividades e sem prazo para retornar. Uma vez mais Toledo ficará à sombra de Cascavel onde um aeroporto tecnicamente muito inferior ao Luiz Dalcanale Filho opera com voos regulares para várias partes do país com aviões de grande porte. Qual seria o motivo? Qual o segredo de Cascavel para conseguir tantos atrativos a fim de tornar o aeroporto um dos mais movimentados do interior, mesmo sendo, é preciso repetir, tecnicamente muito inferior ao de Toledo.

E aí, o que faltou? Algo para a sociedade de Toledo refletir.

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1 comentário
  1. João Pedro Diz

    Essa ideia de que o aeroporto de Cascavel é, tecnicamente, inferior ao de Toledo é um devaneio grotesco por parte do redator. A pista do aeródromo de Toledo é sensivelmente mais curta e mais estreita (1530×30 utilizáveis, contra 1771×45 em Cascavel). Essa pista curta e estreita impossibilita a operação comercial de aeronaves maiores que o ATR. “Ah, mas o A319 presidencial pousou…” Sim, um avião operando sob condições militares e praticamente vazio. É impossível um empresa comercial operar sob essas condições.”Ah, mas Cascavel tem o vento” quando foi a última vez que uma aeronave comercial não pousou em Cascavel devido ao vento? Nada de achismos aqui, consulte o site da ANAC antes de falar coisas sem sentido. O aeroporto de Maringá teve mais voos alternando devido ao vento do que Cascavel nos últimos dois anos. E o que dizer sobre o pátio de aeronaves que comporta apenas um único ATR? Para voos comerciais, o aeroporto NÃO pode receber nada maior que um ATR. Terminal de passageiros? Minúsculo. E a cereja do bolo: Toledo não opera por instrumentos. Então se o tempo piorar, já era, vai pra Cascavel ou Foz (é só consultar dados na ANAC, não estou falando nada novo aqui). Claro que Cascavel demanda melhorias. Seria importantíssimo o ILS Cat II para o período de inverno, momentos esses que Toledo também fecha. Expansão do pátio de aeronaves em Cascavel também seria importante. Hoje não se pode receber mais do que 3 aeronaves com capacidade para até 186 pessoas ao mesmo tempo. Mas agora, dizer que isso que se tem em Cascavel é inferior à infraestrutura minúscula do aeroporto de Toledo não faz o menor sentido.

    Está na hora de parar com essa briga esdrúxula entre aeroportos. Nada disso faz sentido. Quanto menos brigarmos e mais unirmos esforços, mais voos conseguiremos atrair para nossa região que no momento está sendo muito bem atendida pelo aeroporto de Cascavel.

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