O teatro do cotidiano
O Dia Nacional do Teatro é comemorado em 19 de setembro. Essa linguagem artística é uma das artes mais antigas do mundo. Teatro é cultura em movimento, é natural pensarmos que essa arte se faz presente em todos os momentos históricos e das mais diversas formas. Mesmo quem não é artista experimenta suas nuances corporais e imagéticas, entre tantas outras formas expressivas.
A história aponta que as primeiras manifestações do teatro foram retratadas em todos os povos por meio dos ritos, das crenças religiosas entre outros aspectos. Porém, nenhuma teoria sobre a origem do teatro pode ser comprovada, pois existem poucas evidências. Especulações indicam que o primeiro evento análogo ao teatro teria ocorrido próximo a 2.500 A.C. no Egito Antigo e seria um diálogo sobre o mito de Osíris e Ísis. Pesquisas apontam que foi na Grécia Antiga que surgiu a formação conhecida e apreciada até os dias atuais que contemplam o palco, com atores e cenários.
A arte, no decorrer dos anos, também sofreu o processo de evolução. No início, os homens imitavam os sons dos animais para poder caçar, também faziam pinturas nas cavernas como forma de expressão, entre outras atitudes que tendem a remeter aos primórdios da arte.
Desde o início, a humanidade ‘faz teatro’, especialmente, quando existe o entrelaço com os três elementos que envolvem a arte: o ator (o protagonista da vida), o palco (qualquer lugar) e o público (qualquer que assista, que esteja ali no momento). Assim, o ser humano ‘faz teatro’ quase que o tempo todo, independente do espaço que ele ocupe, da sua profissão, de sua forma de comunicação; ele basicamente nasce ‘fazendo teatro’.
Esse ciclo permanece no decorrer da vida. Por vezes, a arte é usada como expressão para enfatizar um momento, ou acaba em alguma situação em que não é possível seguir roteiro, ou acontece de esquecer a fala, de surgir um ator inesperado e a arte da vida exige improvisar. Quem nunca teve que improvisar em algum momento da vida?
Na arte da improvisação é possível encontrar a classe dos artistas que lutam para fazer sua arte. Para a categoria, existem mais motivos para lutar do que para celebrar a data, pois o meio artístico envolve muitos desafios. A falta políticas públicas, incentivos financeiros e a formação de público geram barreiras para que se atinja a valorização dessa arte. Se para alguns o teatro é entretenimento, lazer, conhecimento e cultura, para outros, ele é profissão, é sustento, é família, é vida.