O transporte público

A Viação Sorriso, a Pazze e a Prefeitura de Toledo realizaram um encontro nesta quarta-feira (22), no Auditório Acary de Oliveira – anexo à Prefeitura -, para apresentar o novo formato de pagamento de passagem no transporte público urbano. O sistema a ser adotado foi escolhido, no último dia 7 de março, como uma das melhores tecnologias de pagamento do ano, na Transport Ticketing Global 2023, evento mundial, realizada em Londres, que reúne as maiores empresas de pagamento e operadores de transporte do mundo, tais como Singapura, Madrid, Sidney, Praga, Filipinas, Genebra.

A Sorriso de Toledo formalizou uma parceria para uso desta tecnologia em seus ônibus. O objetivo com o evento é informar a sociedade civil sobre o novo sistema de acesso e pagamento de passagens para os usuários, além de apresentar o planejamento de como se dará a transição entre o sistema atual e o novo.

Até aí ótimo, afinal, se existem tecnologias capazes de melhorar o serviço, é preciso utilizá-las. Agora, infelizmente não existe a previsão sobre uma eventual modernização da frota dos ônibus oferecida pela Viação Sorriso. O que é de chorar! Essa poderia ser uma pauta para ser discutida na renovação do contrato, em setembro deste ano, mas que deverá ser deixada de lado pelo descaso do Executivo e do Legislativo em pensar num serviço mais confortável ao cidadão.

Usar a desculpa que a tarifa com ônibus mais modernos poderia subir demais é, no mínimo, insultar o cidadão, até porque muitos hoje recebem vales das empresas ou outros benefícios a fim de utilizar o transporte público. Mas há ônibus mais modernos, cujo gasto de combustível é menor, assim como o custo de manutenção. Numa cidade onde os termômetros batem nos 30ºC durante uma boa parte do ano não existir um ônibus sequer com ar-condicionado é um desacato ao usuário.

E mesmo que a tarifa subisse, ainda assim valeria o conforto, até porque poderia se criar uma linha diferenciada, com tarifa diferenciada para quem quisesse pagar pelo conforto.

Mas não é apenas a qualidade dos ônibus que precisa ser rediscutida. As linhas e horários dos ônibus também. Houvesse mais linhas, com ônibus mais confortáveis e com horários mais adequados, quem sabe a tarifa poderia ser até menor com o aumento de usuários. Itens para serem debatidos, mas que poucos têm interesse em levar adiante.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.