Outubro Rosa

Em outubro usamos rosa! A campanha é intensa e merece atenção, afinal, representa a batalha pela vida, pela vida de mães, pela vida de filhas, pela vida de avós, pela vida de mulheres. Durante todo este mês, muitas organizações, entidades, além de órgãos públicos ‘vestem’ o rosa.

A ideia é incentivar e apoiar a importância da realização de exames preventivos, do autoexame, dos cuidados com a saúde. O décimo mês do ano é um símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.

Essa campanha rosa reforça a necessidade da realização do autoexame, além da importância do acompanhamento clínico devidamente adequado no decorrer da vida da mulher. O mês incentiva profissionais a falaram ainda mais sobre o assunto e isso enfatiza os números sobre a doença, pois a realidade assusta e exige mais atenção com a saúde.

Falar sobre a doença, levar informações, promover saúde e encorajar mulheres integram os focos dos trabalhos publicitários que contam com parcerias entre entidades públicas e privadas. O objetivo é que todas as mulheres tenham acesso a informação e, consequentemente, a saúde.

De acordo com dados Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil – neste ano – tem a estimativa de aproximadamente 73.610 casos novos. Em 2021, foram 18.139 óbitos pela doença. O câncer de mama é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.

O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo

maior a partir dos 50 anos. Segundo o Inca, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Contudo, infelizmente muitas pessoas, por medo ou falta de informação, não falam do assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Isso aponta que o tema precisa ser debatido e colocado em foco.

O Outubro Rosa é uma campanha para não ‘passar em branco’. Ela precisa mesmo carregar cor, cor de luta, de diagnóstico precoce, de acesso ao tratamento adequado, de apoio emocional as pacientes e familiares, de esperança. É preciso desfazer crenças sobre o câncer para que todos lutem, lutem para evitar, lutem desde o início, lutem para que a doença uma sentença de morte ou um mal inevitável, para que a doença não vença a vida.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.