Parceiro da Escola
A recente pesquisa encomendada pela Secretaria de Estado da Educação e realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas traz dados significativos sobre o programa Parceiro da Escola, que visa aprimorar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais no Paraná. De acordo com o levantamento, três em cada quatro paranaenses aprovam a iniciativa, sinalizando uma ampla aceitação e apoio ao projeto.
Sancionado em junho de 2023, o programa propõe um modelo inovador de gestão escolar, que busca aliviar as dificuldades históricas enfrentadas pelas escolas estaduais, como a sobrecarga administrativa e a falta de infraestrutura adequada.
O Parceiro da Escola tem como proposta firmar parcerias com empresas especializadas em gestão educacional, permitindo que as escolas se concentrem nas atividades pedagógicas enquanto as empresas contratadas cuidam das questões administrativas, como a gestão de terceirizados e a infraestrutura das unidades escolares. O objetivo é reduzir o peso burocrático sobre os gestores e possibilitar que professores e diretores possam dedicar mais tempo e energia ao processo de ensino-aprendizagem.
Com uma aprovação de 75,4%, o programa tem se mostrado eficaz em atender às expectativas. Esse apoio expressivo, refletido em todas as faixas etárias, demonstra que a população reconhece a necessidade de modernizar a gestão das escolas e enfrenta com otimismo a proposta de introdução de parcerias privadas no setor público educacional.
Entre os mais jovens, o apoio ao programa é ainda mais destacado, com 76,9% dos entrevistados na faixa etária de 31 a 40 anos e 73,6% entre aqueles com até 30 anos. Essa adesão transversal entre diferentes grupos etários indica que a sociedade paranaense, de forma geral, compreende a urgência de transformar a gestão educacional para melhorar a qualidade do ensino público.
A continuidade da implementação, com ajustes conforme necessário, será crucial para consolidar o modelo de parceria. A boa execução do programa, com acompanhamento constante e a participação das comunidades escolares, pode fazer com que a iniciativa se torne um exemplo de gestão pública eficiente e inovadora.
Em um cenário de constante busca por soluções para os desafios da educação pública, o Parceiro da Escola surge como uma proposta promissora. Com a adesão popular e um planejamento bem executado, o programa tem a capacidade de transformar a realidade das escolas estaduais do Paraná, otimizar recursos e garantir uma educação de qualidade para as futuras gerações. O passo agora é garantir que, em sua implementação, o programa realmente reflita as necessidades da população e atenda aos desafios com eficácia e transparência.