PIG DATA e a necessidade da identidade
Recentemente, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, foi realizada o PIG DATA, evento organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e patrocínio da Cresol, com o objetivo de fomentar a discussão sobre a inclusão da tecnologia, em especial no campo da educação. Com aproximadamente 15 estandes, nos quatro dias de evento foram mais de 1.500 estudantes, além de profissionais da área e comunidade em geral visitando o local e conhecendo um pouco daquilo que vem sendo desenvolvido em Toledo neste setor.
No evento, os visitantes puderam conferir de perto experiências tecnológicas como óculos de realidade virtual e realidade aumentada, exposição de robótica, robôs de agricultura, impressoras 3D’s, apresentação de startups, exposição sobre inteligência artificial, batalha de robôs, desafio gamers, entre outras. Além disso, o PIG DATA também trouxe conteúdos de relevância com minipalestras.
Mas será que compete à Acit organizar o evento? Será que não seria hora da Prefeitura de Toledo, com apoio das universidades, quem sabe até mesmo do Núcleo Regional de Educação e o Biopark assumir esta tarefa? Afinal, o evento é muito mais destinado à educação que propriamente ser uma feira de negócios em tecnologia.
É preciso que o PIG DATA defina sua identidade para não se perder nos próximos anos. Ou ele se transforma numa feira de tecnologia, como está acontecendo com o Inova Meat, ou num evento de educação ou então estará fadado a desaparecer.
O Inova Meat mesmo parece ter encontrado seu caminho, com realização conjunta da própria Acit, mas com participação decisiva do Sindicato Rural, Prefeitura de Toledo, Programa Oeste em Desenvolvimento, entre outras entidades que apoiam de maneira decisiva. Tanto que a próxima edição já tem data para acontecer: de 1º a 3 de abril de 2024. E não, não é mentira!
O mesmo precisa acontecer com o PIG DATA, uma experiência fantástica e que demonstrou um pouco sobre o potencial criativo dos estudantes e a oferta variada de cursos e opções de trabalho. Resta agora apenas definir essa identidade e trilhar seu próprio caminho.