Plante uma árvore
Do fruto ao processo de fotossíntese; da sombra ao galho que vira brincadeira para as crianças; do verde a vida e toda a plenitude que uma árvore pode ter. Na data de 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore; uma data que incentiva os debates e como preservar o meio ambiente.
O processo de conscientização de preservação da natureza é algo contínuo. O Dia da Árvore é momento que gera reflexão na sociedade: será que todos notam a presença das árvores nos parques, nas praças, passeios públicos? Ou a carreira do cotidiano não permite perceber essa riqueza natural presente na cidade?
Deve ser uma preocupação de todos preservar as árvores, plantar novos pés, ensinar as crianças a fazer o mesmo. Aquilo que as escolas enfatizam, especialmente, na data precisa ser cultivado em casa, nos passeios, na contemplação da natureza.
Quando a sociedade e o poder público andam de mãos dadas a causa ganha ainda mais ênfase. A cidade cresce e esse crescimento precisa ‘cultivar o verde’, para que os cuidados com o meio ambiente, especificamente, com as árvores, é preciso padronização: com leis para que a população não corte ou faça a poda irregular, ou seja, ter um Plano de Arborização Urbana bem elaborado.
O Plano de Arborização de Toledo surgiu após uma exigência da Promotoria do Meio Ambiente no ano de 2012, quando foi pactuado um termo de ajustamento de conduta com o município. O compromisso estabeleceu um cronograma para a realização de um diagnóstico completo da arborização urbana e fixação de critérios técnicos para a futura arborização de cidade.
A arborização urbana envolve, além da proteção ambiental, aspectos paisagísticos e de reurbanização, pois valoriza os logradouros públicos e os bairros, melhora o aspecto visual da cidade, oferecendo melhores espaços de convivência, lazer e prática de atividades físicas.
Uma adequada arborização urbana também agrega valor à cobertura florestal da cidade, pois garante a permeabilidade do solo, facilita a drenagem de água, bem como protege várzeas e pequenos cursos d’água situados na área urbana.
Recentemente o município contou com as discussões do Seminário ‘Arborização – a cidade que temos e a cidade que queremos’. O encontro integra a programação da Semana da Árvore de 2022. Os ganhos sociais, ambientais e econômicos que a sociedade pode ter quando a arborização urbana contempla a preservação do meio ambiente e promove mais qualidade de vida foram alguns dos temas que estiveram na pauta. O Seminário marcou o início das discussões para a revisão deste plano; uma sementinha plantada que precisa ser regada.