Prevenção é a base

A campanha nacional do Dezembro Vermelho – de mobilização contra o vírus HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) – visa mobilizar a população para o combate e a prevenção. Entre a gama de ações está uma medida – não recente – mas que nem todos sabem do que se trata: dispensação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

A PEP consiste no uso de medicamentos, indicação de vacinação e outras condutas a fim de reduzir o risco de adquirir essas infecções. Quando se trata de PEP para o HIV, a medida é considerada uma urgência, já que o prazo para iniciar a tomada da medicação é de até 72 horas após a exposição, sendo que preferencialmente a pessoa exposta tenha acesso a ela nas duas primeiras horas. A PEP é indicada quando existe exposição a esses agravos.

Já a PrEP é um método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus. Atualmente já existem outras modalidades da PrEP, como a tomada da medicação sob demanda. A indicação depende da avaliação realizada por meio de consulta médico ou de enfermagem.

Ambas as medidas têm o objetivo de evitar que a pessoa que se expôs ou que tenha chance de se expor ao HIV, acabe tendo a infecção. Neste ano, o CTA/SAE realizou a dispensação de 92 prescrições de PEP. Já na 20ª Regional de Saúde (abrangência do setor) foram 224 até novembro. Até o dia 15 de dezembro, o CTA/SAE tinha cadastradas 293 pessoas que utilizaram/utilizam a PrEP.

Os órgãos de saúde atuam pelo combate, contudo, os casos positivos só aumentam. Até o início de dezembro, o CTA/SAE tem 1.222 pacientes cadastrados, sendo que 614 têm o município de Toledo como residência. No ano de 2021, foram 135 novos pacientes para acompanhamento (122 destes, novos diagnósticos). Já no ano passado, o CTA/SAE registrou 156 novos pacientes para acompanhamento (106 destes, novos diagnósticos). Neste ano, de janeiro até o dia 30 de novembro, foram 127 novos diagnósticos – somados a 18 pacientes recebidos de outras localidades –  totalizando 145 pacientes que iniciaram acompanhamento no CTA/SAE em 2023.

A campanha não pode parar. É preciso levar mais informação. Entretanto, o resultado vem com a conscientização, com os cuidados com a saúde, com o não acreditar que só vai acontecer com o outro. Sem cura, a prevenção é o caminho.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.