Proteção e prevenção

Nesta quarta-feira (3) ocorreu o lançamento da campanha ‘Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes’ em Toledo, uma referência ao dia 18 de maio, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina capixaba Araceli Cabrera Sanches Crespo. Na época do crime, ela tinha apenas oito anos de idade. Araceli foi sequestrada, drogada, espancada, violentada sexualmente e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo em 18 de maio de 1973.

E, passados 50 anos desse crime, a situação segue sendo assustadora quando se fala na violência sexual contra menores. De acordo com o Anuário de Segurança de 2022, mais de 82% dos casos de estupro de vulnerável são cometidos pode agressores que possuem algum vínculo com a criança, ou seja, o perigo geralmente começa em casa.

Diante desse cenário, é preciso então se construir uma rede de proteção e prevenção, onde o menor se sinta acolhido e possa denunciar uma eventual agressão, por menor que seja. Neste sentido não depende apenas de uma ou outra secretaria; da polícia; ou de qualquer estrutura governamental. É preciso haver um conjunto de ações, um esforço único no sentido de perceber quando a criança possa estar passando por uma agressão sexual. Às vezes um simples desenho pode representar o estopim para a solução do problema, o fim da agressão.

Fácil não é, afinal, está se lidando muitas vezes com crianças numa fase inicial de sua formação enquanto indivíduo, onde fantasia e realidade se misturam. Cabe aos profissionais das mais diferentes áreas auxiliarem neste processo, até porque em alguns casos a própria família se recusa a aceitar ou denunciar o agressor por medo, vergonha, ameaças, desconhecimento de como proceder. A ignorância não de ser estúpido, mas de simplesmente não saber o que fazer e quem pedir auxílio.

Que o slogan da campanha não fique apenas no papel e que as crianças possam sim ser protegidas naquilo que elas têm de mais bonito: sua essência!

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.