PSD se posiciona
Envolto em uma série de boatos, o PSD em Toledo fará, nesta segunda-feira (30), um encontro onde pretende apresentar alguns nomes pensando na eleição municipal de 2024. O objetivo do partido é se colocar à disposição da sociedade com candidatura na majoritária, ou seja, indicar um nome de consenso para prefeito. O consenso em questão é contar com o apoio da direita de Toledo que, após a eleição presidencial, percebeu que: ou se mantém unida, ou então ficará sempre em segundo plano quando se trata não apenas da disputa municipal, mas também em integrar outras escalas do poder.
Três nomes, como aponta a Coluna do Editor nesta página, surgem como opções do PSD para enfrentar uma eventual candidatura à reeleição do prefeito Beto Lunitti. Eventual é apenas uma maneira formal de escrever, até porque o prefeito não esconde de ninguém seu desejo em tentar mais um mandato e, para isso, aposta na manutenção da dobradinha com Ademar Dorfschmidt. Os nomes do PSD são Neuroci Frizzo, Adelar ‘Pelanka’ Holsbach e Mario Costenaro.
Todos excelentes nomes para compor qualquer chapa. Mas a pergunta é: teriam eles condições de serenar os ânimos e apaziguar os egos de tantos caciques dentro da direita? Em teoria sim, até porque contariam com a bênção do governador Ratinho Junior, o comandante maior dessa tropa.
A posição do partido em Toledo atende, ao que parece, uma recomendação para se ter nomes em evidência na maioria dos municípios paranaenses. Além disso, é um sinal claro da necessidade de haver um alinhamento de forças, caso haja mesmo o desejo de não apenas retomar o controle político da administração municipal mas também, como já dito, em buscar recuperar o espaço perdido de Toledo no cenário estadual, algo que já dura duas eleições, um hiato que irá completar 8 anos.
O posicionamento do PSD talvez seja o primeiro grande movimento do tabuleiro político local. Resta saber quais serão as respostas dos integrantes dos demais partidos, afinal, quando se trata de pré-campanha, nem sempre os reflexos destes primeiros movimentos se refletem nas urnas.