Ratinho em Toledo
A vinda do governador Carlos Massa Ratinho Junior na última sexta-feira (15) teve um valor simbólico muito maior do que aparentemente possa parecer. Primeiro porque se tratava de um evento técnico, menor, bastante dirigido. Segundo porque o governador assinou um termo de compromisso pioneiro no Brasil com a compra de biocombustível gerado a partir do biometano, fruto de uma parceria entre a Primato Cooperativa Agroindustrial e a Tupi MWM para transformação dos motores de toda frota de caminhões da cooperativa para serem movidos ao combustível que não apenas representa a redução na emissão de poluentes, mas que resolverá um passivo ambiental complicado e que tem freado o desenvolvimento do agronegócio, além de proporcionar uma nova fonte de renda a quem vive e trabalha no campo.
Mas há outro aspecto dessa visita rápida: o político!
O PSD, do governador, vem sofrendo uma espécie de ‘ataques’ nos bastidores da política de olho numa formação mais favorável a determinados grupos. Fotos, vídeos e encontros da última sexta-feira mostram que essa mudança de mãos não apenas está longe de acontecer como o desejo de Ratinho Junior caminha na direção contrária: o objetivo é fortalecer cada vez mais o partido nas principais cidades do Paraná.
A estratégia tem como destino final algo muito nítido para quem acompanha mais de perto a política estadual. Em 2026 haverá nova eleição geral e Ratinho tem uma enorme, esmagadora chance de se tornar o próximo senador pelo Paraná. Primeiro porque estarão em jogo duas vagas e não apenas uma, como aconteceu ano passado. O segundo motivo é que, fortalecido com os bons números de avaliação e tendo uma quantidade de prefeitos alinhados com seu nome, as chances aumentam consideravelmente.
E Toledo neste cenário passou a ser uma questão de honra, ainda mais após o desastre da última disputa municipal, quando a base do Governo do Estado rachou por completo, com vários secretários evitando até mesmo virem ao município pelo simples fato de não saber quem apoiar ou a quem se dirigir. O próprio governador passou longe da disputa municipal. Pode até ser que sua postura seja a mesma, entretanto, dessa vez a do PSD parece estar sendo bem diferente.