Recados de todos os lados

A ‘absolvição’ por unanimidade do senador Sergio Moro no Tribunal Superior Eleitoral não chega ser surpresa, ainda mais quando se observam os recados dados de ambos os lados ao longo dos últimos meses. Não que os atuais ocupantes do poder Judiciário morram de amor pelo ex-colega de toga. Longe disso. Moro é uma figura controversa, assim como também não é unanimidade dentro do mundo político, haja vista o estrago provocado por suas decisões quando era ‘apenas’ juiz federal com a Operação Lava Jato.

Porém, é inegável que ele tem lá sua força nas duas esferas. Primeiro porque dentro do Judiciário, sendo controverso ou não, conseguiu combater a corrupção de maneira veemente enquanto pôde e, com isso, animou uma turma que ainda acredita na Justiça. No campo político, sua eleição expressiva como senador do Paraná não pode ser desprezada por ninguém, haja vista o poderio que sua influência ainda causa.

Mas os recados foram dados e bem nítidos.

Por parte do Senado, votações polêmicas com endereço certo no Supremo Tribunal Federal e ainda que Moro vinha se ‘comportando como um bom menino’ eram um sinal de que, caso algo saísse do contexto, certamente haveria retaliações. Por parte do Judiciário, decisões acenando uma espécie de ‘bandeira branca’ também foram tomadas.

O placar de 7 x 0 até pode não ser o previsto, pois se esperava algo mais apertado, porém, revela bem o momento de tentativa de se reestabelecer um certo equilíbrio. Uma eventual cassação de Moro provocaria reações em cadeia em todo país, porém, com maior ênfase no Paraná. E não apenas pela necessidade de uma nova eleição para a escolha de quem substituiria Sergio Moro na cadeira do Senado Federal, o que por si só seria motivo de disputa.

Há que se considerar o efeito de uma decisão como essa às vésperas das eleições municipais num estado onde o ex-presidente Jair Bolsonaro teve ampla votação contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma coisa pode até não ter a ver com a outra mas, no fundo, tem tudo a ver. São recados que chegam de todos os lados, até de onde menos se espera.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.