Resolver os conflitos

Tudo começou em 2014. O Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca foi pioneiro na região Oeste do Estado. O Cejusc em Toledo foi implantado em outubro de 2014 e a partir do segundo semestre de 2015, passou a atender a demanda de processos judiciais e também pré-processuais. Desde então, tem superado desafios, inovado e buscando promover a mediação, a conciliação e a prática restaurativa.

A justiça pode ter mais de uma interpretação, pois depende de qual lado a pessoa está. O que para alguns é justo, para outros pode ser mais uma ação de injustiça. Para alguns ela pode ser imposta com atos concretos. Enquanto que para outros, a justiça precisa ser discutida e estar ligada as condições de conforto às vítimas e não apenas punições aos culpados.

Fato é que para resolver os conflitos, as partes envolvidas precisam estar dispostas. Elas precisam ter o desejo de chegarem a um acordo. Conciliação, mediação e prática restaurativa são as linhas que tendem a promover justiça para todos. Isso é a base doas trabalhos do Cejusc de Toledo.

Nos últimos três anos, o Cejusc de Toledo muito tem feito. Em 2020, o Centro realizou 169 audiências de mediação e 91 audiências de conciliação; em 2021, foram 309 audiências de mediação e 130 audiências de conciliação; já no ano passado, ocorreram 242 audiências de mediação e 59 audiências de conciliação.

Os dados refletem o que os atendidos sentem diante dos atendimentos. O índice de satisfação geral das audiências de conciliação e mediação e pré-processuais é excelente – segundo as pesquisas de opinião. É claro que nem sempre é possível solucionar o conflito e dessa forma ainda ficam os casos em que não foi possível estabelecer um acordo.

O Cejusc possibilita a resolução de conflitos com maior autonomia das partes, e mitiga a cultura do litígio. O objetivo central dos procedimentos aplicados no Cejusc é facilitar a comunicação entre as partes litigantes, reestabelecer os vínculos rompidos pelo conflito e, principalmente, dar maior protagonismo para as partes possibilitando para elas expor soluções para suas situações conflituosas.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.