Salve o Corpo de Bombeiros do Paraná!

A última vítima da explosão dos silos na unidade da cooperativa C.Vale, em Palotina na semana passada, finalmente foi encontrada e, embora os trabalhos no local ainda continuem – e assim será por mais alguns dias diante da necessidade de apurar as causas dessa tragédia – é hora de reconhecer o esforço dos integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. Minutos após a explosão, unidades da corporação já estavam no local prestando os primeiros socorros a quem precisava.

E assim foram todos os dias. Sem esmorecer um segundo, as equipes foram se revezando num trabalho que demonstra a capacidade operacional de uma tropa forjada para enfrentar qualquer situação. E olha que, em conversas informais, a situação após as explosões eram as piores possíveis. Um verdadeiro cenário de guerra que devastou não apenas os silos, mas a alma de quem precisou atuar em condições adversas, muitas vezes arriscando a própria vida para o cumprimento do dever.

Não que a presteza e a eficiência do trabalho do Corpo de Bombeiros chegue a ser uma novidade, ainda mais em Toledo, onde hoje se tem uma das melhores e mais completas estruturas de treinamento e salvamento em quaisquer condições dentro do Estado do Paraná, o que tornou essa unidade uma referência até mesmo para outros estados, com espaços únicos que possibilitam um melhor preparo dos integrantes da corporação.

São muitos os – bons – exemplos dados pela corporação ao longo de sua centenária história. Uma história que vem sendo escrita com muita responsabilidade graças também aos investimentos feitos na melhoria das condições de trabalho. Nenhuma unidade no mundo poderia desempenhar ações de resgate, como ocorreu desde a última quarta-feira, apenas com boa vontade ou material humano. Por mais capacitado que seja o socorrista, ainda assim foram necessários equipamentos muito especializados, bem como cães farejadores – igualmente treinados e preparados.

Salve o Corpo de Bombeiros do Paraná! Uma corporação que a cada novo dia oferece aos paranaenses ações de dar orgulho.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.