Show a parte
![](https://www.jornaldooeste.com.br/wp-content/themes/publisher/images/default-thumb/publisher-lg.png)
Estimated reading time: 3 minutos
A agricultura tem passado por uma transformação significativa nas últimas décadas, impulsionada pelo avanço da tecnologia e pelas inovações no agronegócio. O uso de máquinas autônomas, sensores de solo, drones e inteligência artificial tem permitido um aumento expressivo na produtividade e na sustentabilidade do setor. Além disso, práticas como a agricultura de precisão possibilitam um uso mais eficiente de insumos, reduzindo desperdícios e impactos ambientais.
Em visita ao Show Rural 2025 pudemos presenciar tudo isso e um pouco mais. O parque respira inovação para todo lado que se olha. Em cada estande algo novo que superou o ano anterior para trazer a comunidade do agro inovação e fazer a economia girar.
Ambientes de repouso foram criados com climatização, ar fresco, muita sombra para que o visitante possa dar aquela relaxada. Os estandes estão muito bem estruturados e a disputa de quem tem o brinde mais criativo é grande. Se via passeando pelos corredores pessoas com três chapéus na cabeça para não precisar ficar segurando na mão enquanto passeava, outras com várias sacolas já repletas de lembrancinhas dos estandes.
Vale lembrar que a competitividade que gira no ambiente do Show Rural é grande. Ganha quem tem mais a oferecer e melhor preço ou forma de pagamento. Máquinas ocupam os maiores espaços de exposição, caminhonetes tem suas apresentações de alta performance dentro do próprio estande, imagine o tamanho dele para que morros de terra e muita água tenham sido colocados para demonstrar o que o veículo é capaz.
Na contrapartida, as cooperativas trazem boas reflexões além de suas metas de negócio. Duas observações prudentes: investimento para pequenos e médios produtores e juventude. Pois é, os jovens ganharam destaque no discurso da diretoria da Cresol na coletiva de imprensa. Na assinatura do convênio da Itaipu o presidente também comentou a respeito da perspectiva do jovem no campo e o crescimento de oportunidades.
Além disso, a busca por soluções sustentáveis tornou-se um tema central. Em vários ambientes o assunto é destaque em suas faixas e banners.
O que se pode concluir é que o futuro da agricultura dependerá do equilíbrio entre tecnologia, acessibilidade e sustentabilidade. O investimento em pesquisa e inovação deve ser contínuo para garantir uma produção eficiente e responsável.