Teatro para todos
Começa neste fim de semana mais uma edição do Festival de Teatro de Toledo e algumas novidades aguardam o público. A primeira é a ampliação de companhias, sejam de Toledo ou da região, pela mudança na forma de contratação dos artistas. Ser ator ou atriz é uma profissão como qualquer outra: exige dedicação, treino, ensaio, aperfeiçoamento e, claro, dinheiro para pagar as contas. Simples assim. O artista precisa ser remunerado. De preferência bem remunerado, aliás, como qualquer outro profissional.
Outra – boa – novidade é que vários espetáculos serão levados a vários espaços de Toledo, inclusive no interior. Isso não apenas motiva os próprios artistas, mas também as pessoas que muitas vezes sequer têm a oportunidade de assistir uma peça teatral. O teatro é uma das formas mais antigas e a mais democrática de expressão do ser humano quando se trata da arte e, portanto, fomentar o teatro é, de certa forma, investir na formação de uma sociedade culturalmente mais fortalecida, democrática e participativa.
Se Toledo se orgulha em ter um dos maiores e mais belos teatros – aqui no aspecto físico – do interior do Brasil, o mesmo não pode se dizer quando o assunto é o incentivo aos espetáculos teatrais. Poucos são trazidos para a cidade ao longo do ano e a realização desse festival é um sopro de esperança, assim como o projeto de Teatro na Escola, iniciado ano passado e que ganhou maior amplitude em 2023, unindo o trabalho das secretarias municipais da Cultura e da Educação.
A formação de uma plateia ávida por peças teatrais passa necessariamente pela mudança cultural e, nesse sentido, apenas investindo nas novas gerações será possível transformar o status quo observado atualmente, onde falar em teatro é flertar com o vazio.
Até o próximo sábado Toledo terá a oportunidade de assistir diversas peças, criadas para diferentes públicos. Que esse seja um primeiro passo na consolidação da cidade como uma referência também neste setor. Bons artistas para isso existem, vontade da mesma maneira. Resta apenas a necessidade de um pouco mais de apoio e presença do público.