Tragédia e resiliência

O Brasil vem testemunhando nos últimos dias uma das mais devastadoras tragédias ambientais de sua história. As enchentes no Rio Grande do Sul representam um golpe doloroso para todos os brasileiros que mantêm o sentimento de solidariedade em seus corações, em especial o Oeste do Paraná, cuja colonização contou com forte presença gaúcha dos mais variados rincões.

As imagens são angustiantes: cidades inteiras submersas e destruídas, famílias desamparadas aguardando resgate nos telhados de casas arrasadas pela força da água, milhares de pessoas sem abrigo ou alimentos e a perda irreparável de quase uma centena de vidas humanas. As enchentes já ceifaram quase 100 vidas, uma cifra trágica que infelizmente pode aumentar à medida que as águas recuarem nos próximos dias.

As marcas deixadas por essa catástrofe sem precedentes levarão muito tempo para sarar. Grande parte do estado precisará ser reconstruída, desde habitações até a infraestrutura de estradas e pontes, passando pelos locais de trabalho de centenas de milhares de gaúchos, agora engolidos pela lama persistente.

No entanto, se os danos materiais são imensuráveis, ainda mais impressionantes são a resiliência e a coragem desse povo. No meio da tragédia, os gaúchos protagonizaram histórias comoventes, desde a bravura de indivíduos que se arriscaram nas águas para salvar seus vizinhos até a compaixão e generosidade daqueles que ofereceram abrigo e provisões em tempos de desespero.

Chegará o momento de analisar o que vem sendo feito de errado e encontrar formas de prevenir a repetição de uma calamidade como essa. Até porque há alguns meses outra enchente atingiu o estado e provocou estragos. Não na mesma proporção, mas era como uma viso sendo dado de que algo pior poderia acontecer.

Mas isso é discussão para outro momento. Por enquanto, é hora de estender a mão e ajudar aqueles que mais precisam. O Rio Grande do Sul está de luto…está baqueado. Mas não está morto quem peleia! Nenhuma força da natureza pode extinguir o espírito valente, resiliente e lutador do povo gaúcho.

Ao longo de sua história, o Brasil contou muito com a ajuda do Rio Grande do Sul. Agora é momento do país mostrar que o Rio Grande do Sul também pode contar com ele.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.