Troca de comando
Nesta sexta-feira (14) chega oficialmente ao fim a passagem do agora major Luís Eduardo Zarpellon pelo comando do 2º Subgrupamento de Bombeiros em Toledo. Dependesse apenas de sua vontade, é possível apostar que ele gostaria de permanecer à frente da unidade, entretanto, como é ‘apenas’ um subgrupamento e as regras não permitem a permanência de um major, é hora de Zarpellon seguir novo rumo, ousar em novos projetos. Uma pena, afinal, durante os anos em que permaneceu no comando da unidade em Toledo conseguiu transformá-la numa referência para todo o Paraná.
Com seu jeito tranquilo e firme, justo e sereno, Zarpellon foi pouco a pouco ajustando a unidade e a transformando para melhor. Não que seus antecessores tenha feito um trabalho ruim. Ao contrário: foi justamente graças ao esforço de todos que hoje Toledo pode se orgulhar do Corpo de Bombeiros que tem, claro que também graças ao efetivo dedicado e capacitado que hoje atua na cidade.
Mas foi sob o comando do major Zarpellon que foram feitos investimentos importantes, como a aquisição de um contêiner para treinamentos no combate a incêndios, a construção de uma torre para treinamentos de salvamento em altura, uma nova ambulância obtida com o apoio do Rotary Club de Toledo – Centenário e a Fundação Rotária, pois Zarpellon também era companheiro do clube e membro atuante da sociedade.
Essa era sua principal diferença. O cidadão Luís Eduardo respirava Toledo. Vivia a cidade de maneira plena ao lado de sua família. Convivia com os amigos e não apenas cumpria sua obrigação como militar. Ele ia muito mais além e, por um lado, é uma pena sua transferência para outra unidade, por mais próxima que seja. Uma pena porque Toledo perde não apenas um bom comandante, mas um bom cidadão, que ajudava sua comunidade de muitas outras formas além daquela para a qual escolheu trabalhar.
Que o novo comandante, o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, tenha tanto ou mais sucesso que o major Luís Eduardo Zarpellon obteve em sua passagem durante anos em Toledo. Que o exemplo de seu superior o inspire e abra novas oportunidades para que a cidade continue se orgulhando de seu quartel do Corpo de Bombeiros e que, no futuro, seja possível essa unidade crescer e manter por mais tempo boas pessoas como é Zarpellon.
Boa sorte major!