Uma nova data…uma nova data…
…uma nova data…uma nova data…E assim poderia seguir o texto até seu final quando o assunto é o Hospital Regional de Toledo, uma paquidérmica construção que, anos mais tarde, parece que finalmente será aberta no dia 6 de outubro, conforme o prefeito Beto Lunitti afirmou em entrevista coletiva na terça-feira (12), com direito a vários ‘papagaios de pirata’, alguns responsáveis por frases icônicas a respeito desse mesmo Hospital Regional, que o próprio prefeito entregou de maneira oficial em sua primeira passagem pelo Executivo e que virou motivo de um processo judicial que se arrasta igualmente há anos.
Em comum, tanto a abertura dessa unidade de saúde, quanto o processo, é que várias datas foram dadas como certas para se chegar ao fim dessa novela interminável e que já consumiu milhões de reais sem nenhum culpado efetivamente ter sido responsabilizado. E quando se fala em culpado, doa a quem doer, afinal, numa cidade tão rica e dita desenvolvida quanto Toledo, é impensável uma obra de tamanha importância ter sido orquestrada e conduzida de maneira tão irresponsável.
Há de se imaginar que, se numa cidade onde os canais de fiscalização são tão rigorosos e onde a sociedade parece se importar acontece algo dessa natureza, o que não deve acontecer país afora. Talvez isso explique essa letargia coletiva que assola o Brasil diante de tantos desmandos públicos e que prejudicam não apenas uma determinada sociedade, mas o todo, afinal, a corrupção e o atraso são males que devastam todas as regiões.
Uma nova data foi marcada e o que se espera, dessa vez, é que ao invés de promessas e vídeos mirabolantes nas redes sociais, o serviço de saúde pública comece a funcionar de uma vez por todas. Ao menos dessa vez parece não ter sido marcada uma cerimônia de inauguração, até porque as paredes não suportam mais tantas placas, uma espécie de ‘xixi’ como a marcar o território. No caso do Hospital Regional, um território atrasado, caro, já ultrapassado e aquém das reais necessidades da demanda que uma cidade com mais de 160 mil habitantes possui. Mas, enfim, foi marcada uma nova data…