Uma nova opção na região
A implantação da Rota do Queijo no Paraná deixou de ser apenas um sonho e passa a ser uma realidade bem próxima. A exemplo de outras regiões mundo afora – e no Brasil – o Paraná dá os primeiros passos na consolidação de um projeto sério e que envolve não apenas a questão econômica, mas também social diante da complexidade de agentes envolvidos. E Toledo está muito bem inserido neste processo desde que o Biopark decidiu apostar na produção de queijos finos, aproveitando a farta matéria-prima gerada por uma das maiores – e melhores – bacias leiteiras do Paraná.
Passo a passo foram sendo feitos avanços no sentido de tornar a microrregião de Toledo numa referência neste mundo disputadíssimo. E saboroso! Foram feitos investimentos em tecnologia e pesquisa para escolher o melhor leite e também características para queijos mais ‘adaptados’ ao paladar do consumidor e à própria região.
Nesta semana um passo a mais foi dado na direção do sucesso quando a empresária Cirlei Rossi dos Santos lançou seu queijo autoral em homenagem à sua ‘nona’. Este é outro aspecto a ser destacado no trabalho desta formação de uma rota do queijo: o envolvimento familiar. Há um forte aspecto social, além do econômico, é claro. Está se agregando valor à matéria-prima, gerando mais renda a quem produz, permitindo dessa forma que o agro seja realmente um negócio rentável e não apenas uma forma de produzir alimentos.
E o aspecto social está na fixação das famílias no campo, afinal, quando se tem qualidade de vida e retorno financeiro num lugar bem mais tranquilo, as razões para deixá-lo diminuem de maneira muito drástica. E hoje o interior de Toledo é um exemplo de como é possível equilibrar o desenvolvimento de um município por completo.
Não apenas no sítio da família Rossi está sendo construída uma rede de turismo rural em condições de atrair não apenas o turista local ou regional, tamanha a qualidade do que está sendo feito no interior. Propriedades adequadas para melhor receber quem está disposto a pagar para comer bem e apreciar delícias com o selo local, que é o próximo passo a ser dado e que começou esta semana com a linha Dona Rossi.