Unidade e fraternidade

A Igreja Católica celebra Corpus Christi. Trata-se de uma celebração em que é realizada uma procissão pelas vias públicas, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. O objetivo principal é estimular a comunidade o espírito de unidade e fraternidade, por meio do mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Um momento para evidenciar a fé, a vida cristã de cada pessoa e promover a ação de graças.

A celebração é uma oportunidade para manifestar a solidariedade. No entanto, esse sentimento deve estar presente na vida do cristão a todo o momento; seguindo o exemplo de Cristo. O amor ao próximo e a fraternidade são virtudes que o cristão deve cultivar diariamente.

Uma celebração em que o Código de Direito Canônico estipula que fosse mantida a obrigação de manifestar o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Uma data também com a tradição em enfeitar as ruas com tapetes que cobrem o trajeto por onde passará a procissão de Corpus Christi. Alguns tapetes são feitos com serragem colorida, flores, artesanatos ou desenhos de inspiração religiosa. Um momento de fé que mobiliza grande número de fiéis.

Conforme a Igreja Católica, a procissão do povo de Deus recorda a busca à Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto, e hoje, é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Para os cristãos católicos, receber a hóstia consagrada é o ato de vínculo mais íntimo entre os fiéis e Cristo. A comunhão, que acontece em missas ou celebrações, é um dos momentos mais importantes da liturgia, que inclui oração e reflexão.

A leitura da Bíblia e a prática dos ensinamentos deixados por Cristo também devem fazer parte do cotidiano dos fiéis. Refletir sobre o amor e o sacrifício de Jesus pela humanidade nos aproxima dele. Quanto mais perto de Cristo, mais semelhantes a Ele nos tornamos.

Além disso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cita que esta data mostra que ‘Jesus Cristo está no meio de nós’, como em atividades cotidianas, ocupações profissionais, responsabilidades sociais ou convívio social.

Cabe a nós uma grande responsabilidade. Como mensageiros de Cristo devemos compartilhar esse amor com o próximo, conduzir as pessoas nos caminhos do bem, demonstrar a bondade, a mansidão e a fraternidade com o nosso semelhante e, principalmente, refletir o amor de Cristo em cada ato de nossas vidas.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.