Universidades estaduais em destaque

As universidades estaduais do Paraná, representadas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) têm se destacado de forma significativa no cenário acadêmico nacional e internacional.

Os dados mais recentes do World University Ranking (WUR), divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), refletem essa excelência. No ranking de 2025 – que analisou 2.092 instituições de 115 países – as universidades paranaenses mostraram um desempenho interessante, ao subirem posições e solidificarem sua relevância no panorama educacional global.

A UEL, em particular, se destacou ao saltar 13 posições, alcançando a 35ª colocação no país. A UEPG fez um avanço de 15 lugares, consolidando-se na 39ª posição. A UEM e a Unioeste, com suas colocações de 44ª e 47ª, respectivamente, também demonstram os saltos na qualidade do ensino superior público paranaense. Esses números são indicativos da inovação no segmento.

A metodologia utilizada pela THE abrange 18 indicadores de desempenho, proporcionando uma visão abrangente do funcionamento das instituições. Os cinco critérios de avaliação – ensino, ambiente de pesquisa, qualidade de pesquisa, perspectivas internacionais e relação com a indústria – são fundamentais para entender a posição das universidades no cenário global. O critério de qualidade do ensino, em particular, é onde todas as quatro universidades se destacam, figurando entre as 30 melhores do Brasil.

O avanço das universidades estaduais do Paraná no World University Ranking é uma conquista que merece ser comemorada. Porém, quanto mais reconhecimento mais lhe é cobrado, sendo assim apenas o início de uma jornada que exige dedicação contínua e a busca incessante pela excelência acadêmica. Atingir o sucesso é uma conquista. Manter o sucesso é uma incessante batalha, desse forma, é primordial que o as universidades continuem nesse processo de reinvenção e a busca por qualidade no ensino.

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