Valorização da mulher

Começou março, o mês destinado à valorização da mulher. Todas as ações são importantes no sentido de buscar demonstrar o quanto as mulheres são importantes na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, afinal, é preciso sempre haver dois lados para se contar uma boa história, construir uma relação, fortalecer laços. Mas num país machista como é o Brasil, o papel da mulher quase sempre foi relegado a um segundo plano, uma espécie de atriz coadjuvante, quando não apenas uma mera figurante. Assim tem sido em muitos setores que ainda não despertaram para a importância da sensibilidade feminina na solução de conflitos.

Mas essa valorização não pode acontecer apenas neste mês de março ou no Dia da Mulher, que, claro, tem um valor simbólico pela luta histórica no início do século XX por vários direitos. O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março, porque em 8 de março de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como “Pão e Paz”. A comemoração do Dia Internacional da Mulher frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.

Mas não adianta apenas falar em direitos. É preciso agir! Neste sentido há muito tempo, por exemplo, na redação do JORNAL DO OESTE não existe distinção entre homens ou mulheres quanto à remuneração, até porque caráter e capacidade independem de gênero. Competência não atende pelo pronome masculino ou feminino. Inteligência nasce com a pessoa ou ela absorve ao longo de sua vida, não vem com um aparelho sexual.

A valorização da mulher precisa ser permanente, contínua, até que um dia, quem sabe, não seja mais necessário ter de ficar a todo momento batendo numa tecla que sequer deveria existir. Homens e mulheres têm seu valor e seu espaço. Cada um o ocupa da melhor maneira porque assim é a sociedade, um lugar capaz de agregar todos. Viva as mulheres deste país que enfrentam diariamente uma sociedade ainda machista e preconceituosa e que ainda precisa evoluir muito até se chegar um nível mínimo de respeito e educação.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.