Valorização da Páscoa

A Praça da Cultura será palco, em 2 de abril (Domingo de Ramos), do “1º Osterfest Toledo – Osterbaum”, evento que tem como objetivo principal fortalecer as tradições de Páscoa e preservar a representação da data e a simbologia da Semana Santa em clara alusão à Osterfest, celebração de origem germânica comumente realizada em países europeus, que recentemente passou a ocorrer nos estados de Santa Catariana e Rio Grande do Sul.

Num mundo cada dia mais acelerado, onde as pessoas quase não têm tempo sequer de cumprimentar umas às outras, chega a ser quase utópico pedir para deixar de lado o aspecto comercial no qual se transformou a Páscoa em si para debater valores, voltar Às origens de uma festa, sim, mas que é recheada não de chocolate, mas sim de simbolismos.

A Osterbaum é uma tentativa de tornar Toledo uma referência neste sentido, a exemplo do que já acontece em Santa Catarina, onde a tradição alemã é bastante presente. A árvore de galhos secos decorada com cascas de ovos coloridos, também contará com Feira de Páscoa, apresentações de corais e outras atrações. É uma festa para honrar, agradecer e reverenciar os antepassados.

O foco é a valorização da cultura alemã e suas diferentes manifestações de forma a respeitar as diversas formas de compreender e celebrar símbolos e datas, elementos fundamentais para o enriquecimento cultural, entretanto, servirá também para valorizar a vida e paixão de Jesus Cristo, numa festa onde a fé ficará em evidência, sendo livre a manifestação de qualquer crença religiosa. Tanto que o evento conta com apoio do Grupo Tenda, Feira do Produtor, Igreja Luterana de Toledo, Igreja Católica de Toledo, Comunidade Ucraniana de Ouro Preto, Lojas Maçônicas de Toledo, Clubes de Rotary, escolas, organizações voluntárias e diversas empresas privadas, ou seja, é uma festa da sociedade de Toledo a fim de reverenciar o passado e projetar o futuro através de uma Páscoa onde a cultura possa se manifestar e não apenas o aspecto comercial de uma das datas mais importantes do mundo como o conhecemos.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.