Viva a estação das flores!
Bem-vinda primavera! Setembro marca o início da estação das flores…e que estação! Para quem não gosta das baixas temperaturas, a transição entre o inverno e o verão é um período de renovação, afinal é época de florescer.
Um fenômeno astronômico conhecido como equinócio marca o início desta estação. O equinócio é o período do ano em que os dois hemisférios (norte e sul) são, igualmente, iluminados pelos raios do sol, com isso, o dia a noite possuem a mesma duração.
A primavera é amena, longe do rigoroso frio do inverno e nem tão ‘abafante’ como as elevadas temperaturas do verão. Apesar de ser popularmente conhecida como a ‘estação das flores’, não significa que isso aconteça de fato em todo o país. O Brasil é grande e em algumas regiões, por exemplo, é comum as chuvas começarem no fim de setembro e início de outubro e perdurarem durante o verão.
Para aqueles que vivem em uma região em que a primavera tem o estereótipo do céu bem azul, de temperaturas amenas, de sol radiante e ambiente florido, a ideia é aproveitar. Afinal, a estação é esperada e apreciada por boa parte da população, visto que a natureza evidencia seus encantos, suas cores, seus perfumes.
Quem nunca apreciou a beleza de um ipê florido? O encanto das flores e suas tonalidades conseguem modificar as paisagens. Há quem diga que a primavera tem o ‘poder’ de mudar as pessoas, de deixa-las mais alegres, mais sensíveis, mais atentas a natureza.
Essa mudança de humor pode também estar ligada com o distanciamento do frio, dos dias cinzas, dos dias geada, com a perda das folhas das árvores, pois a tristeza pode remeter a esse tipo de clima. Enquanto que a primavera traz ‘novos ares’, novas folhas, novas cores, mais calor, mais vida.
Que de fato essa estação traga a renovação que cada um precisa e seja como reconstruir a vida. Afinal, cada primavera é única, assim como cita a escritora Clarice Lispector: “Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela. Exatamente porque nunca são as mesmas flores”. Que a estação venha cheia de flores, de verde, de vida!