Cabelo desarrumado?

Um deles chegou com os cabelos desalinhados, vestindo um paletó de riscas, camisa sem gola e sem gravata, além de estar com um tênis branco. O outro entrou com o cabelo alinhado, vestindo um terno azul marinho, camisa com gola e gravata, além do sapato preto brilhante. Cada um com o seu estilo. O que cada um me transmitiu? Num primeiro momento, imaginei o primeiro rapaz como alguém descontraído e espontâneo pelo aparente relaxamento na forma de vestir. Ao ver o segundo jovem, pensei em seriedade e organização pela aparente formalidade na forma de vestir. Será isso real?

“A primeira impressão é a que fica” é um ditado popular que tem algum fundo de verdade, desde que cada um viva em conformidade com a impressão passada. Caso contrário, há uma demanda de energia e de recursos emocionais internos para manter no ambiente externo algo que não é natural desde dentro. Desse modo, entendo ser essencial que cada um possa se exibir externamente o mais próximo possível daquilo que carrega internamente. Que a forma de se vestir expresse o seu modo de ver o mundo sem gerar um conflito entre o que se exibe e o que se é. Seriam os cabelos desalinhados daquele rapaz que conheci a expressão daquilo que a imagem poderia me passar? A partir da minha perspectiva interpretativa, os fios de cabelo desalinhados davam uma aparência de descontração que me levava a vê-lo como espontâneo e, quem sabe, alguém criativo e inovador. Por outro lado, seria o cabelo alinhado do outro rapaz que conheci a expressão daquilo que a imagem poderia me passar? Mais uma vez, a partir da minha interpretação, o cabelo penteado de maneira alinhada dava a impressão de seriedade que me levava a vê-lo como alguém organizado e, quem sabe, grande credibilidade. Essa foi a primeira impressão que tive, mas que não ficou em pé para nenhum dos dois. Ao conhecer mais profundamente o primeiro rapaz, pude perceber que cada fio de cabelo estava desarrumado ordenadamente. Não havia nenhum cabelo que não estivesse fora de lugar como estrategicamente pensado. E esse ordenamento se refletia na sua organização e, por incrível que pareça, na pouca descontração e na baixa espontaneidade dos seus movimentos corporais e relacionais. De igual maneira, ao conhecer por mais tempo o segundo rapaz, a primeira impressão se desfez. Toda a seriedade se transformou em descontração e a ideia de organização caiu por terra rapidamente. O que ambos tinham em comum? Para mim passavam uma imagem em desconformidade com quem eram na realidade, entretanto esse é um julgamento meu a partir de minha visão de mundo. Porém, ambos eram incríveis, comprometidos, criativos e inovadores no seu dia a dia laboral.

Enfim, não se engane entre alguém que aparece com o cabelo desalinhado rotulando-o de espontâneo, assim como com alguém que está com o cabelo penteado julgando-o como tenso. Pode ser a primeira impressão de cada um, porém elas podem ser desconstruídas no convívio diário. Portanto, roupas coloridas ou terno com gravata são apenas invólucros de algo que não se pode ver que está dentro de cada um. Qual é a diferença entre um e outro? Pouca, porque enquanto um tem o seu cabelo ordenadamente desalinhado o outro aparece com a cabeleira ordenadamente alinhada, internamente trazem os recursos emocionais que precisa de tempo para se desenvolver. O cabelo? Basta chegar em casa e desarrumar. As roupas? Sempre se pode trocar.

E você, o que exibe é aquilo que vem de dentro?

Moacir Rauber

Instagram: @mjrauber

Blog: www.facetas.com.br

E-mail: mjrauber@gmail.com

Home: www.olhemaisumavez.coom.br

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.