O pior entre os melhores ou o melhor entre os piores?
Ele era a estrela do time do bairro, uma equipe competitiva para a realidade onde atuava. Ali ele se sentia feliz com o reconhecimento dos companheiros e com os elogios recebidos das pessoas que o viam jogar. O jovem tinha muita habilidade, por isso, muitas pessoas o incentivavam a buscar equipes mais fortes para jogar. Um dia um senhor o elogiou e o convidou para se apresentar numa equipe mais poderosa, porém, o jovem respondeu:
– Prefiro ser titular em time pequeno do que reserva em time grande…
O que a visão de mundo presente na resposta do jovem pode nos revelar?
Antes de responder à questão, cabe ressaltar que a vida não é uma competição em que você se compara com os outros, porque a comparação entre o incomparável é a chave da infelicidade. Entretanto, cada pessoa pode ser competitiva ao transformar o seu potencial em talento, entendendo-se potencial como tudo aquilo que alguém imagina que possa ser e fazer e talento como a capacidade de colocar em prática esse potencial.
Voltando a questão sobre a visão de mundo do jovem futebolista, pode-se propor pelo menos dois pontos: o melhor entre os piores não tem espaço para evolução, enquanto o pior entre os melhores tem todas as possibilidades à sua frente.
Desse modo, a resposta do jovem futebolista vista da perspectiva da Inteligência Positiva pode ocultar alguns sabotadores internos que temos, entre eles o crítico. Para Chamine, autor da teoria, o crítico é o sabotador mais poderoso ao criticar a si mesmo, aos outros e a situação. Na fala de preferir ser titular em equipe pequena está implícita uma crítica às equipes grandes, assim como uma autocrítica numa possível falta de autoconfiança. Além do mais, essa resposta reflete a aliança do crítico com sabotadores cúmplices. Um deles poderia ser o prestativo, que necessita da aceitação dos demais de maneira quase irrestrita, algo disponível onde o jovem está e que expõe a falta de autoestima. Igualmente, o crítico se alia ao controlador, que deseja que as pessoas atuem em conformidade com a sua vontade, algo existente na sua equipe e exibe arrogância. E, a aliança entre o crítico e o esquivo, evidenciada na busca por fugir de desafios maiores, algo que teria que enfrentar ao migrar para uma equipe mais poderosa e indica covardia. Portanto, da perspectiva da Inteligência Positiva os sabotadores estão no controle das ações do jovem, ao levá-lo a acreditar que está satisfeito onde se encontra.
A dominância dos sabotadores na resposta do jovem, igualmente evidencia uma violência interna não manifestada diretamente na resposta. O jovem carrega em si a necessidade de reconhecimento, supostamente atendida. Entretanto, ao responder fazendo uma comparação entre a equipe em que está com equipes “grandes”, ele revela a expectativa de avançar para novos desafios, sufocados pelo medo imposto pelos sabotadores no sutil diálogo interno ao mantê-lo onde está. Aí está a disfarçada violência dele para com ele mesmo.
Enfim, no fato de ter recebido um convite, como ele poderia ter respondido fugindo do domínio dos sabotadores sem ser violento consigo mesmo e permitindo um caminho evolutivo?
Primeiro, uma Pausa.
Em seguida, escutar o convite, receber o elogio e agradecer com naturalidade, reconhecendo em si a alegria como um Sentimento de bem estar resultado da Necessidade de reconhecimento atendida. Na pausa, resgatar o sábio diante da situação. Assim, ele poderia receber a empatia oferecida no elogio e no convite, além de explorar com autêntica curiosidade a situação. Ainda na Pausa, indagar-se quais as dádivas no elogio e no convite para poder se abrir para recebê-las. Nesse momento, navegar com a segurança e a confiança de quem reconhece que as habilidades individuais nos abrem para um mundo de oportunidades. Por fim, sem medo responder com assertividade e humildade ativando o sábio com os seus poderes.
Como sair de ser o melhor entre os piores para estar entre os melhores?
Onde você está?
Permita que a criança dentro de ti se manifeste!!!
Moacir Rauber
Instagram: @mjrauber
Blog: www.facetas.com.br
E-mail: mjrauber@gmail.com Home: www.olhemaisumavez.com.br