Para onde ainda falta olhar?
O evento terminava e a sensação de insegurança frente ao mercado de trabalho, às tendências comportamentais e de negócios era grande. Falava-se do mundo singular, disruptivo e exponencial potencializado pelas tecnologias numa interação homem máquina sem precedentes na história da humanidade. Homens e máquinas, juntos, mais inteligentes. As dúvidas de muitos se referiam a qual caminho seguir. Ao final, um dos participantes expôs a sua indagação, quase indignação:
– Para onde ainda falta olhar? Já não sei mais para onde ir…
Ao escutá-lo tive a impressão de que ele representava a perplexidade de muitos ao tocar num tema para o qual não há uma só resposta. Estamos num momento que exige de nós cada vez mais a capacidade de estar abertos a aprendizagem, sabendo que todos ensinamos com aquilo que fazemos ou deixamos de fazer. Por isso é fundamental que estejamos dispostos a olhar para todas as direções com a Curiosidade de uma criança; com a Coragem de um guerreiro; e com a Confiança de um sábio para se Intra-gerenciar. O que fazer? Desenvolver as competências técnicas e de comportamento.
Acredito que desenvolver as competências técnicas é a parte mais fácil, porque basta observar o ambiente em que se circula e seguir o movimento. Por isso, olhe para frente e observe quem está na liderança de sua área. Quais são as tendências? O que eles estão fazendo de bom que você ainda não faz? Aprenda, ajuste e gerencie melhor. Olhe para os lados, perceba o que está acontecendo a sua volta. O que você pode aprender de quem está ao seu lado? O que você ensina para aqueles que estão a sua volta? Compartilhe, aproprie-se e cresça. Olhe para baixo e veja se há alguém por ali. Não deve haver ninguém embaixo de você, porque gerenciar é andar com os outros e não sobre os outros. Olhe para cima e entenda que a nossa atividade está inserida num contexto maior. Gerenciar também é ampliar a visão. Por fim, olhe para trás para saber se ficou alguém por lá. O que aconteceu? Analise os motivos e saiba que a vida organizacional não é uma competição, ainda que sejamos competitivos ao entregar o nosso melhor.
As competências citadas são externas e a isso chamamos gerenciar. Porém, para intra-gerenciar para onde ainda falta olhar? É preciso olhar para dentro de si tendo a Curiosidade como combustível; a Coragem como motor; e a Confiança como atitude.
E quais são as competências para se intra-gerenciar? Ao olhar para dentro de si é possível encontrar as respostas para as nossas inseguranças, assim como as competências para saber a direção do caminho. Isso requer um mergulho dentro de si para se despir de medos que embotam a curiosidade; de preconceitos que acovardam a coragem; de julgamentos que anulam a confiança. Só assim para se despir do desamor e se vestir de amor, levando-nos a despir-nos da tristeza e a vestir-nos de alegria; a despir-nos de ressentimentos para vestir-nos de paz; a despir-nos da impaciência para vestir-nos de paciência; a despir-nos da animosidade para vestir-nos de amabilidade; a despir-nos da deslealdade para vestir-nos de lealdade; a despir-nos da volubilidade para vestir-nos do domínio próprio. Enfim, apresentar tais competências permite que se externalize o mergulho interior e se intra-gerenciar para, finalmente, gerenciar.
Não se trata de utopia. O desafio é introjetar para depois projetar, porque somente se põe para fora aquilo que se tem dentro. Com a competência de intra-gerenciar as demais competências surgem naturalmente, inclusive para saber para onde olhar. Ao dedicar-se a intra-gerenciar elimina-se a incongruência de atuar no ambiente externo sem carregar tais competências no ambiente interno. Portanto, uma pessoa convencional olha para frente, para os lados, para cima, para baixo e para trás para ir em frente. Aquele que se Intra-gerencia olha para dentro com curiosidade para libertar o Ser Humano extraordinário com a coragem e a confiança para seguir na melhor direção.
Intra-gerenciar faz sentido para você?
Moacir Rauber
Instagram: @mjrauber
Blog: www.facetas.com.br
E-mail: mjrauber@gmail.com
Home: www.olhemaisumavez.com.br