Mauro Picini Moda e Estilo 13/09/2022

Biopark promove Encontro Regional de Incentivo à Produção de Queijos Finos

Esta será a primeira edição do evento que reunirá representantes do Oeste do Estado para discutir formas de impulsionar e aproximar o setor que agrega valor ao leite

Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional de Incentivo à Produção de Queijos Finos, que acontecerá no dia 16 de setembro, no Biopark, em Toledo. O evento é gratuito e a previsão é de que estejam reunidos cerca de 200 profissionais do segmento, incluindo representantes governamentais e dos Serviços de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) do Oeste do Paraná.
De acordo com a analista de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Projeto de Queijos Finos do Biopark, Pâmela Schneider, o evento proporcionará o engajamento de empreendedores e órgãos públicos, para que juntos, possam dar ainda mais visibilidade e protagonismo para a Região. “Hoje, estamos presentes em oito municípios e deseja-se levar o Projeto aos demais. Para tanto, é fundamental a cooperação e entendimento da relevância dos órgãos fiscalizadores municipais sobre o projeto, produtores de leite e agroindústrias. Sempre ressaltamos que produtores, municípios e a Região Oeste ganham com a iniciativa”, diz.
A Queijaria Flor da Terra, uma iniciativa do Parque Tecnológico, conquistou o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Suasa/Susaf-PR), e essa adesão também será abordada. Na programação, está agendada a apresentação do case de sucesso do SIM/POA de Toledo, com a médica veterinária Liane Pietrobelli e o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Diego Bonaldo. “O projeto de Queijos Finos do Biopark tem como objetivo proporcionar que todos os produtores da Região possam ter acesso à tecnologia e inovação. Contudo, em certos momentos nos deparamos com alguns produtores que tem o interesse de iniciar a fabricação de queijos finos, porém, não dispõem de regulamentação municipal que viabilizem tal empreendimento. Por isso, é tão importante este encontro, queremos promover a interação entre os representantes dos municípios do Oeste do Paraná, com o objetivo comum de fomentar o desenvolvimento Regional e apresentar os casos de sucesso que já temos”, enfatiza a supervisora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark, Carolina Balera Trombini.

Projeto de Queijos Finos do Biopark – O Projeto de Queijos Finos do Biopark conta com 13 produtores das cidades de Toledo, Cascavel, Assis Chateaubriand, Entre Rios D´Oeste, Palotina, Nova Santa Rosa, Mercedes e Diamante D´Oeste. Com tecnologia e inovação, o Projeto que está no terceiro ano, agrega valor ao leite, proporciona oportunidades e impulsiona o desenvolvimento do setor na Região Oeste; que possui uma das maiores bacias leiteiras do Paraná.
Os participantes recebem apoio gratuito em todas as etapas de produção, que vão desde o diagnóstico da propriedade rural e a transferência da tecnologia para o produtor até o suporte para inserir o produto no mercado.
Em produção existem nove queijos que são os tipos Brie, Camembert, Petit Brie Triplo Creme, Creme de Brie, Gouda, Saint-Paulin, Morbier, Cheddar D’Or e Tomme Negro D’Oeste, todos com o selo Biopark. O Programa possui outros 36 tipos de queijos sendo desenvolvidos no laboratório por meio da equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). Esses produtos serão transferidos para novos parceiros.

Serviço
Encontro Regional de Incentivo à Produção de Queijos Finos
Data: 16 de setembro de 2022
Horário: Das 14h30 às 18h
Local: Biopark – Auditório da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Inscrições: (45) 2036-3623 / (45) 99122-8597.

Marketing de cortes: conheça a principal tendência da comunicação para 2022

*Por Cezar Augusto de Lima Choptian

Dois movimentos vêm se destacando em 2022 e merecem a atenção de quem está buscando ganhar mais espaço e visibilidade: os podcasts e os canais de corte. Já não é de hoje que falamos sobre a tendência crescente dos conteúdos em formato podcast. O Spotify surfa em um espaço negligenciado pelo Youtube, com três pilares principais: mais leve que vídeo, permite fazer outras atividades durante o consumo e é muito mais fácil para o produtor de conteúdo. Mas e esse tal “canal de corte”, o que é?
Os canais de cortes publicam trechos de materiais maiores, atraindo pessoas com vídeos de poucos minutos, conquistando a atenção e promovendo o conteúdo principal. Mais do que um novo formato de vídeo, ele se tornou uma estratégia de marketing e de monetização para criadores de conteúdo. Porém, antes de falarmos sobre essa mega tendência, vamos contextualizar como chegamos até aqui.

Tamanho dos Conteúdos – Uma crença quase indiscutível num passado recente era que os conteúdos deveriam ser curtos, já que ninguém despende de longos períodos livres, e isso faria com que a taxa de visualização fosse baixa, prejudicando o desempenho junto aos algoritmos. Outra característica que reforçava o tempo reduzido era o limite que as próprias redes impunham, como o Instagram, que limitava o feed em apenas 1 minuto e o IGTV em no máximo 15 (para contas normais).
Nessa mesma linha, uma das referências em conteúdo para o Youtube desde os primórdios, Rafinha Bastos, criou um canal chamado 8 minutos, em que fazia entrevistas rápidas de, no máximo (como o próprio nome do canal já diz) 8 minutos. Em 2021, o humorista se alinhou à tendência dos conteúdos longos, que passaram a ter mais destaque, chegando muitas vezes a mais de duas horas de duração (uma mudança bastante relevante em relação às convicções do passado).

Nugget Vídeo – Dentro da linha dos “lançamentos” e do marketing de afiliados, surgiu a denominação “Nugget Vídeo”, que se refere a trechos menores de um conteúdo maior. Por exemplo, neste segmento, as lives e palestras são algo comum para atrair a atenção de novos seguidores/clientes em potencial, no entanto, nem todas as pessoas estão dispostas a dedicar logo de cara horas do seu tempo para assistir uma live ou uma longa palestra. Pensando nisso, e em se adaptar às limitações de tempo de cada plataforma, assim como ter uma frequência mais intensa de postagens, os conteúdos longos começaram a ser desmembrados em pequenos cortes, com um trecho, tema ou dica relevante. Dessa forma, o interlocutor tinha a chance de capturar a atenção do seu público em potencial em apenas alguns minutos, não mais em horas.

Canais de Cortes – Foi a partir destas mesmas deduções, adquiridas a partir do comportamento dos usuários, que criadores de conteúdo começaram a separar os “melhores momentos” de seus episódios (seja de podcast ou vídeo) em pequenos cortes para chamar a atenção de novos usuários de forma mais eficiente. O passo seguinte desse movimento foi criar um canal diferente do original apenas para o compartilhamento dos cortes. Entre outros motivos, a criação de um novo canal está relacionada ao aumento da exposição do conteúdo e à monetização destes vídeos dentro da plataforma.
O canal Inteligência Limitada, do humorista Rogério Vilela, inovou no segmento dos cortes, criando um “corte exclusivo”, um conteúdo captado juntamente ao podcast longo, porém que não vai ao ar nas demais mídias, nem faz parte do conteúdo original, indo apenas para o canal de cortes. Com isso, os usuários passaram a ter que seguir ambos os canais para assistir todo o conteúdo original.

Tendência – Apesar de ser uma tendência ainda pouco difundida, se comparada aos podcasts, os canais de corte vieram para ficar e já mostram resultados expressivos para quem vem testando a estratégia. Assim como outras novidades do segmento, é importante lembrar que a chance de ganhar visibilidade em novos formatos é sempre maior no início, devido à falta de concorrência. Sabendo disso, o que você me diz: vai testar ou vai deixar essa tendência passar?

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