Mauro Picini Moda & Estilo 01/09/2020

Importante X Urgente

Wendell Carvalho – Treinador comportamental

 

Por Wendell Carvalho

Aprender a diferenciar o que é urgente do que é importante dará uma guinada de 360º em sua vida. Primeiro, pare para pensar e responda a si mesmo: quantas vezes você deixou para depois algo que era importante de ser feito, não foi feito e se tornou obrigatoriamente urgente?
O mestre Stephen Covey, em seu livro “O 8º Hábito – Da eficácia à grandeza”, nos ensina a importância de “afinar o instrumento”, cuidar do corpo, mente e espírito. Ele usa uma metáfora que nos leva à reflexão: “Quem já não esteve tão ocupado dirigindo que esqueceu de abastecer?” E quando isso acontece, o carro para!
Vamos partir dessa ideia e imaginar a seguinte situação: você está dirigindo por uma estrada que não conhece, indo para uma cidade distante que nunca havia visitado, passa por um posto de combustível e não abastece porque imagina que logo à frente terá outro. Percorre quilômetros e mais quilômetros e seu combustível entra na reserva. Nada de posto à vista. Nem uma cidade onde você possa entrar e, finalmente, encher o tanque. Você olha o medidor do combustível, a luz já está acesa há um bom tempo. A tensão toma conta. Então, você começa a rezar, fecha os vidros para melhorar a aerodinâmica, desliga o ar-condicionado, nas descidas coloca o carro na “banguela”, se mantém atrás de um caminhão acreditando que ajudará a economizar o restinho de combustível. Já aconteceu com você? Abastecer, que era importante, se tornou urgente.
Situações como essa nos fazem lembrar um aprendizado: “O importante negligenciado se torna urgente”. Quando algo é importante não gera dor, quando se torna urgente passa a te afetar, você fica ansioso e até chateado por conta daquilo. O importante você se envolve, resolve com prazer, é um processo sistêmico muito gostoso. O urgente se torna um processo desgastante e estressante.
“Antecipação é poder. Reação é fraqueza.” Esse outro ensinamento eu tive o prazer de aprender, presencialmente, em cursos ministrados pelo grande Tony Robbins. O que ele quer dizer com isso é que, quando você consegue antecipar, ou seja, antever uma situação ou problema, você se coloca numa posição à frente e experimenta a incrível sensação de se sentir muito mais forte. Perceber o que pode acontecer com seu relacionamento, saúde, carreira, finanças, e continuar agindo da mesma forma, fatalmente, te levará ao fracasso.         
Aprenda a antever, pois assim você não precisará reagir. Reação é quando aparece uma urgência e você reage, passando a tomar porrada o tempo todo sem saber de onde vem. É diferente daquele lutador de MMA que consegue identificar como será a ação do seu oponente observando a movimentação corporal, a mudança de ombro, e que dali vai sair um soco. Ele consegue se esquivar daquele soco. É um clássico que, dependendo da ação, o seu comportamento será de antecipação ou reação, e a partir desse comportamento se tem um resultado.
O sucesso está em se concentrar e dedicar 80% do seu tempo ao que é importante e só 20% ao que é urgente. A maioria das pessoas passa 99% do tempo apagando incêndio. Isso é terrível porque quanto mais você ficar focado na urgência, mais focos de incêndio vão aparecer. O contrário também é verdadeiro: quanto mais você focar na prevenção, menos focos de incêndios irão aparecer.
O desafio é determinar onde está o seu foco e a sua energia em todos os aspectos da vida para chegar onde quer chegar, com leveza e eficácia.
Sobre Wendell Carvalho
Treinador comportamental especialista em gestão do tempo, produtividade e desenvolvimento pessoal, Wendell Carvalho atua há mais de 16 anos ajudando pessoas e empresas a atingirem o máximo potencial e a alta performance. É conhecido nacionalmente por ser o criador do Método Cronos, o maior curso de produtividade e foco do país, com mais de 52 turmas já formadas. Presencialmente já treinou mais de 230 mil pessoas e ultrapassou a marca de 50 milhões de visualizações nas redes sociais.
Para saber mais: https://wendellcarvalho.com.br/
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Startups em logística: um novo negócio
O setor logístico é, por origem, um setor extremamente dinâmico. Essa característica faz com que possamos considerar que todas as mudanças ocorridas no mundo irão, de uma forma ou de outra, afetar seus processos. As mudanças mais significativas no setor se referem, principalmente, àquelas decorrentes no âmbito da tecnologia. Novas tecnologias implicam novas formas de trabalho e, tanto o investimento, quanto seu uso, vão levar a duas principais questões: as empresas que não se adaptam a essas tecnologias vão perder eficiência e as que, por sua vez, introduzirem novas tecnologias terão, inicialmente, que lidar com um aumento de custos e consequente aumento de preços.
As transformações que podemos considerar vão, segundo os autores Hausmann e Wölfel desde um alto número de pontos de intervenção, passando por regras complexas de preços chegando, por fim, a uma falta de padronização dos dados. Se, por um lado, a baixa rentabilidade cria dificuldades para que a indústria trate dessas questões, surgem novas startups de logística com o objetivo de promover mudanças nesse cenário.
O texto “Startup funding in logistics” (Financiamento de startups em logística), apresenta o resultado de análises em “mais de 120 das maiores startups de logística – representando custos estimados em torno de 93%, ou US$26 bilhões do financiamento total em logística até o momento”, o que só reforça o fato de que as atenções do mercado de investimentos se voltam a essa realidade. Esse texto ainda menciona que a maioria dos financiamentos vai para startups que atuam no “last-mile” (ou “última milha”, em português), etapa da distribuição onde a mercadoria sai do CD (centro de distribuição) e também para as que atuam com fretes. As empresas “last-mile” são as preferidas dos investidores de capital, muito embora as plataformas de frete também tenham atraído a atenção de investidores.
Startups de “last-mile” atuam com formas de entregas não convencionais, como entregas em grupo, drones, robôs, veículos autônomos, entre outras formas inovadoras. Não podemos deixar de mencionar que as plataformas de frete são, também, nesse sentido, uma grande inovação que também atrai a atenção de investidores, especialmente àquelas que focam no transporte rodoviário. Estas aumentaram a transparência dos preços, profissionalizaram e digitalizaram a relação transportador x transportador, ações realizadas geralmente de maneira informal. Tais empresas focam em aproveitar os dados existentes como meio de lidar com as vastas ineficiências que ainda existem no mercado.
Normalmente os agenciadores de carga conseguem conectar o serviço de entrega a uma transportadora, pois eles detêm uma informação muito importante, que é a identificação de transportadoras mais adequadas, em termos logísticos, para atendimento à demanda em uma determinada rota ou região.
Assim, essas startups contribuem significativamente para melhorar a sustentabilidade nos setores de transporte e logística, tendência essa cada vez mais relevante. Essas plataformas criadas são muito acessíveis e fáceis de usar por caminhoneiros e outras pessoas, o que leva a uma significativa melhora na experiência do cliente. Podemos considerar esse fato como o benefício mais proeminente da transformação digital aplicada à logística de cargas fracionadas pois, quando se reduz os intermediários através do acesso a informação, podemos propiciar maiores ganhos de ponta a ponta da cadeia de suprimentos. Esse, talvez, seja o grande atrativo para os investidores, pois se trata de uma área com crescimento promissor em tempos de isolamento social e mudanças nas formas de interações na sociedade.
No meio acadêmico, universidades já orientam os estudantes para essa tendência, como é o caso do Centro Universitário Internacional Uninter. A instituição implementou, no início de 2020, um projeto para a criação de uma plataforma de e-commerce, por seus alunos, os quais têm a oportunidade de exercitar, com a supervisão de docentes, profissionais qualificados, desde a criação ao gerenciamento e manutenção de uma plataforma, o que lhes dará subsídios para operarem (ou criarem) startups que atenderão às demandas de mercado no cenário pós-pandemia.
 
Autora: Alessandra de Paula é coordenadora dos cursos de Logística e E-commerce e Sistemas Logísticos do Centro Universitário Internacional Uninter

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