Mauro Picini – Programe-se 06/10/2023

Aprenda a preparar o polvo à lagareiro, sucesso do Marcondes Cozinha Autoral

Prato integra o Festival do Polvo, promovido pelo restaurante curitibano, que acontece na capital paranaense até o dia 31 de outubro

O polvo é, sem dúvida, um dos frutos do mar mais apreciados na alta gastronomia. Um dos preparos mais clássicos com o molusco é o Polvo à Lagareiro, prato típico de Portugal e que leva o nome em homenagem ao lagareiro, indivíduo que trabalha na produção de azeite. O prato, como sugere o nome, é regado com muito azeite de oliva.
O Marcondes Cozinha Autoral, renomado restaurante localizado em Curitiba (PR), especializado em alta gastronomia contemporânea, recebe durante os meses de setembro e outubro o 3º Festival do Polvo, que conta com uma sequência surpreendente de quatro pratos que têm o polvo como principal estrela. Uma das opções de prato principal é o Polvo à Lagareiro, e a receita você aprende a seguir com o chef Alexandre Schoemberger, que comanda a cozinha da casa.

INGREDIENTES

  • 1 polvo tamanho médio
  • 1 brócolis
  • 12 unidades de batata bolinha
  • 12 unidades de tomate cereja
  • 1 cabeça de alho
  • 80g de manteiga
  • 1 cenoura
  • 1 cebola
  • 1 gengibre
  • 1 folha de louro
  • 1 limão Tahiti
  • Sal, páprica defumada e pimenta do reino a gosto
  • 100ml de azeite de oliva

MODO DE PREPARO DO POLVO

  1. Em uma panela, aquecer água abundante com uma cebola cortada ao meio, um limão espremido, uma folha de louro, 5 lâminas de gengibre e uma cenoura cortada em quatro partes;
  2. Lavar bem o polvo e escaldar, mergulhando 3 ou 4 vezes na água já fervendo;
  3. Em seguida, colocar o polvo para cozinhar em fogo baixo, para que a ebulição da água não solte as ventosas e a pele;
  4. Cozinhar por 50 minutos e reservar.

MODO DE PREPARO DOS ACOMPANHAMENTOS

  1. Cozinhar 1 brócolis no vapor até ficar macio. Em seguida, bater no liquidificador com 80g de manteiga até virar um purê bem fino;
  2. Cortar as batatas bolinha ao meio e dourar na manteiga com alecrim, sal e pimenta;
  3. Assar uma cabeça de alho e confitar alguns tomates cereja no forno.

FINALIZAÇÃO

  1. Grelhar o polvo pré-cozido com o azeite, páprica defumada, sal e pimenta a gosto;
  2. Montar o prato com uma porção do purê de brócolis, as batatas douradas, o alho assado e os tomates confitados;
  3. Colocar o polvo grelhado sobre as guarnições.

Para uma sobremesa diferente, a Água Doce ensina uma panqueca doce, recheada com sorvete

PANQUECA DE SORVETE
Ingredientes
240ml de leite
120 gramas de farinha de trigo
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
Para o recheio, utilizar sorvete de morango

Modo de preparo
Em um liquidificador, bata o leite, a farinha de trigo, o ovo, o açúcar e o chocolate em pó até a massa ficar homogênea. Após isso, aqueça uma frigideira, faça panquecas finas com a massa e reserve. Para servir, decore um prato com morangos e coloque uma panqueca. Recheie com sorvete de morango e decore com calda de morango e chocolate.
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 porções

Sobre a Água Doce:
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em oito estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou um modelo mais enxuto voltado para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas, o Água Doce Express. Mais informações Água Doce Cachaçaria de Toledo – Rua Panambi, 44 – Jardim La Salle – Toledo – Telefone (45) 3379-1034

Itaipulândia é premiada duplamente no Prêmio Gestor Público Paraná

Itaipulândia está em destaque mais uma vez. A cidade foi premiada em dois projetos inscritos na 11ª edição do Prêmio Gestor Público do Estado do Paraná. O Programa Luz Solar para Todos e o Projeto Coleta Solidária foram as indicações premiadas.
Nesta edição do prêmio, foram homologadas 186 iniciativas de 59 municípios, e Itaipulândia se destacou entre eles. Um total de 41 iniciativas foram contempladas, reconhecendo o esforço de 26 cidades em todo o estado.
“Esta conquista reflete o compromisso da Administração do Município de Itaipulândia e todo o seu corpo profissional em desenvolver programas inovadores e impactantes que beneficiam diretamente a comunidade. Parabéns a todos os envolvidos nestes projetos premiados” – elogia a prefeita Cleide Prates.


Miguel, Mônica e Thiago Restaurante Filezão
...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.