Mauro Picini Programe-se 12/05/2023
Amor pelo esporte: mães e filhas têm experiência de jogarem juntas no projeto Empoderamento com Afeto
Esta poderia ser apenas uma história de mães e filhas, como outra qualquer, mas é, sobretudo, uma história de amor pelo esporte. No domingo (7), que antecede o Dia das Mães, a Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo (Afeto), realizou o Festival Dia das Mães, no Ginásio de Esportes Euzébio Garcia. O projeto recebe apoio via Leis de Incentivos Fiscais da Prati-Donaduzzi, no qual a empresa destina parte de seu imposto de renda para ações sociais.
“Somos uma empresa que incentiva o desenvolvimento social e econômico da região, buscamos estar presentes na vida das pessoas através do esporte e da cultura. Acreditamos que esse é o melhor caminho, assim podemos ajudar a descobrir novos talentos e incentivar as atletas para representarem o nosso município em outras cidades. Essa programação especial do Dia das Mães trouxe um momento de descontração, fortalecendo os laços familiares e mais tempo de qualidade entre as pessoas”, contou o Gerente de Marketing da Prati-Donaduzzi, Lucas Angnes.
“A presença dos pais no esporte é fundamental para que os filhos se sintam seguros e amparados. É diferente quando temos o apoio de alguém para acompanhar, dar ânimo. Em alguns momentos, é preciso ter muita perseverança”, enfatizou a coordenadora pedagógica do Afeto, Cristiane Caroline Panarotto.
Maria Eduarda Costa Brandalise, 10 anos, conta que tem sua mãe como inspiração e admira o seu amor pelo esporte. “Foi através dela que despertou a minha curiosidade para treinar futsal e participar das competições. A cada dia que passa eu quero dar o meu melhor e ser motivo de orgulho para minha mãe, ela sempre me dá dicas e gostamos muito de jogar juntas”.
Para a Roseli de Oliveira Costa, mãe da Maria, foram vários fatores que contribuíram depois que ela decidiu participar da Afeto. “O esporte ajudou melhorar minha saúde mental, ter mais qualidade de vida e construir novas amizades. É muito gratificante jogar com ela, torna a partida muito mais divertida, e eu fico muito orgulhosa de acompanhar sua evolução”.
Cidadania e inclusão social – O projeto vem apresentando uma excelente repercussão perante a sociedade, além de contribuir no rendimento escolar, trabalho em equipe, entre outros aspectos. Com esse aporte financeiro, em 2021 foram atendidas cerca de 120 meninas, e em 2023 o atendimento foi ampliado para 260 pessoas.
“Para nós, é de grande importância a seriedade e o compromisso que a Prati-Donaduzzi tem com o esporte como política social e educacional. Isso significa, um grande número de mães e pais que se beneficiam pelo fato de suas filhas estarem participando de projetos de recreação, iniciação esportiva, implementação pedagógica escolar sob os cuidados de profissionais preparados para contribuir na formação cidadã”, agradeceu a coordenadora.
SOBRE A PRATI-DONADUZZI – A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.
Puerto Iguazu é o destino mais comprado através do programa PreViaje da Argentina
O programa foi criado pelo governo argentino para incentivar a retomada do turismo no país e dar oportunidades para as pessoas e famílias que não viajam pelo custo de investimento. O PreViaje, que já está na quarta edição, nada mais é do que um programa de pré-venda turística e que reembolsa até 50% do valor de sua viagem em crédito, que podem ser gastos com despesas no próprio destino que está visitando. Desta forma a família pode viajar e desfrutar de todos os destinos turísticos da Argentina. Na edição de 2023, a pré-venda foi realizada entre 19 a 25 de abril e os turistas deverão usar no período de 25 de maio até 30 de junho deste ano. As primeiras edições foram realizadas nos meses de alta temporada, mas com o sucesso do programa, o governo alterou para o período de baixa ocupação turística. “A ideia é fomentar o setor de turismo na baixa temporada, movimentar as estruturas turísticas dos destinos, manter o quadro de funcionários, fazer girar a economia, além dar às pessoas que nunca viajaram, a oportunidade de viajar para diferentes lugares”, explica o diretor do Iguazu Convention Bureau, Sergio Abalo.
Iguazu encabeça o ranking – Segundo levantamento do Ministério do Turismo e Esportes da Argentina, mais de um milhão de turistas compraram na quarta edição do PreViaje, gerando uma injeção de US$ 51,5 bilhões para as economias regionais. Puerto Iguazu, cidade que faz fronteira com Foz do Iguaçu/PR, ficou em primeiro lugar no ranking e vai estar movimentada de turistas entre o final de maio, até dia 30 de junho, período que os turistas que usaram o benefício do governo argentino, vão estar visitando a cidade turística da região de fronteira. A cidade oferece diversos atrativos turísticos, como as Cataratas do Iguaçu, passeios de barcos e de catamarã, Aripuca, o Duty Free Shop e dispõe de cerca de 14 mil leitos entre resorts, hotéis, pousadas, logdes e cabanas. A gastronomia da cidade argentina é conhecida mundo afora, como também as agitadas noites nas discotecas locais. “Nosso hotel está cadastrado no PreViaje e este ano batemos a meta e vamos receber mais de 1.100 viajantes que usaram o benefício do governo. Apesar do mês ser de baixa temporada, ficamos felizes que o hotel vai estar com boa ocupação e a cidade bem movimentada”, conta a gerente comercial do Iguazu Falls Hotel & Spa, Irene de Oliveira
Confira o ranking do PreViaje de destinos
1) Puerto Iguazú: 12%
2) Bariloche: 11,4%
3) Salta: 10,2%
4) Mendoza: 6,3%
5) Ushuaia: 6,2%
6) Termas de Río Hondo: 5,3%
7) CABA: 5%
8) El Calafate: 8%
9) Mar del Plata: 2,1%
10) Villa Carlos Paz: 2,1%
Benefícios do PreViaje – A cada compra realizada cujo recibo correspondente seja apresentado no site da promoção, 50% do valor gasto será recebido a título de crédito, de acordo com o valor da compra do pacote turístico. O viajante poderá usar este crédito da forma que desejar, como compras no setor turístico argentino, como gastronomia, excursões, produtos regionais, transporte, hospedagem e muitos outros serviços turísticos. Uma vez cumprido e aprovado todos os trâmites da compra do PreViaje, o crédito concedido estará disponível a partir da data da viagem definida. Se você voltar de uma viagem e ainda tiver crédito disponível, poderá gastá-lo no setor de turismo da cidade de origem ou em qualquer parte do país. Crédito fotográfico: Silvana Canal MKT