Mauro Picini – Programe-Se – 22/03/2024

Parque Tecnológico Itaipu conquista Prêmio Ibero-Americano com o projeto ConectaIGU

Concorrendo com Peru, Colômbia e Florianópolis, na categoria Tecnologia e Gestão de Dados, PTI retorna da capital paranaense com reconhecimento internacional, mediante atuação da instituição no cenário do turismo inovador

Contribuindo com soluções inovadoras que otimizam a experiência do turista em sua estada no Destino Iguaçu, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi o vencedor da categoria “Tecnologia e Gestão de Dados” durante o Prêmio Ibero-Americano DTI, com o Programa de Inovação Aberta para o Turismo, ConectaIGU.
A premiação, que teve como cenário o Memorial de Curitiba, faz parte da programação da Feira Internacional de Destinos Inteligentes, FI-DI, que acontece na capital paranaense entre 17 e 19 de março. Além do ConectaIGU, o PTI também foi finalista na categoria “Acessibilidade”, com a iniciativa CTI Acessível, que compila ações que visam tornar o Complexo Turístico Itaipu e seus atrativos 100% acessíveis, melhorando a experiência de todos os visitantes a partir de novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de pessoal para receber pessoas com deficiência auditiva, visual, e mobilidade reduzida. As adaptações contemplam experiências de natureza física ou sensorial.

O ConectaIGU — O Programa de Inovação Aberta criado pelo Parque Tecnológico Itaipu e Embratur com o apoio da Itaipu Binacional, tem como propósito gerar soluções inovadoras, que tragam simplificação à emissão de vistos no Brasil e solução para identificação e medição de visitantes a partir de modais. Após o edital de seleção, cinco startups foram selecionadas e encontram-se em processo de aceleração junto à Incubadora Santos Dumont (PTI) e EmbraturLAB (Embratur). As soluções estão em fase de homologação para testes e validações em ambientes reais.
Para Yuri Benites, diretor de turismo do PTI, o turismo brasileiro será transformado por meio da inovação. “O PTI enquanto finalista em duas categorias do Prêmio, demonstra os bons resultados de toda pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao turismo”, comenta o diretor. “Ter o Programa reconhecido como case de sucesso a ser replicado, é uma grata satisfação, principalmente por estarmos concorrendo com grandes projetos, como por exemplo, o SET – Sistema Especialista Turístico, uma inovação da SmartTour, que também é uma das startups selecionadas no ConectaIGU”.
O diretor superintendente do PTI, professor Irineu Colombo, explica que “o ConectaIGU está alinhado a visão estratégica do Parque Tecnológico Itaipu, que atua como um ecossistema de oportunidades para promoção de pesquisa, inovação, empreendedorismo, soluções e tecnologias”.
O coordenador da Incubadora Santos Dumont, Wilmar Ribeiro Junior, comenta que “a premiação demonstra o compromisso do PTI em fomentar o desenvolvimento de startups, promovendo conexões com o mercado e a resolução de desafios que agregam valor à sociedade e elevam a qualidade dos nossos atrativos turísticos”.
Silvana Gomes, gerente de Turismo Sustentável do PTI, enxerga a participação do PTI com uma perspectiva futura de oportunidades. “O ConectaIGU tem uma estratégia de inovação aberta, ou seja, a gente traz empresas do mercado para contribuir para a solução de problemas que são reais, então essa é uma oportunidade de crescimento, tanto para as empresas, quanto para o Parque Tecnológico e para o destino, levando essas soluções para o restante do país” afirmou.
Além do PTI, o Destino Iguaçu também foi representado pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Sebrae, que retorna à Terra das Cataratas como vencedora da categoria Inovação, com a Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência. Fotos: Luis Felipe Miretzki

No Dia Mundial das Leguminosas, aprenda Polenta de Grão de Bico do Divino Fogão

POLENTA DE GRÃO DE BICO
Ingredientes:
250 gramas de farinha de grão de bico
500 ml de água
Caldo de legumes em pó à gosto
70 ml de azeite
100 ml de grão de bico cozido
150 gramas de queijo brie
1,5 kg de tomate italiano
10 gramas de alho
100 gramas de cebola em cubos
30 gramas de alho-poró em rodelas
20 gramas de salsão em fatias
Sal a gosto
50 gramas de cenoura em rodelas finas
Manjericão para decorar
Modo de preparo:
Em uma forma, coloque uma parte do azeite e o tomate sem semente, a cebola, alho, alho-poró, salsão, sal e a cenoura. Leve para assar a 180º C por 25 minutos. Após assado, tire do forno e bata no processador. Em uma panela, coloque o que foi processado para ferver e ajuste o sal, se necessário. Para o grão de bico cozido, tempere com sal e azeite, e leve ao forno até ficar crocante. Para a polenta, coloque em uma panela a água, 30 ml de azeite e o caldo de legumes. Quando ferver, coloque a farinha de grão de bico aos poucos, sempre mexendo. Quando estiver bem cremoso e consistente, coloque em uma tábua de madeira, adicione molho por cima, finalize com queijo brie e folhas de manjericão.

Silene e Isabela no Restaurante Filezão
...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.