Mauro Picini Programe-se 26/08/2022

Primeira turma de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas cola grau no Biopark Educação

Essa é a primeira formatura no Biopark Educação como polo UniAmérica do Curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

“É muito importante o momento que nós vivemos hoje, porque abrimos um livro e vocês foram os primeiros que se inscreveram nesse livro e eu tenho certeza que não serão os últimos; são os primeiros de muitos que virão e esse é um dos grandes objetivos do Biopark”, essas foram as palavras da fundadora do Parque Tecnológico, Carmen Donaduzzi, na colação de grau do Curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Biopark Educação, como polo UniAmérica, que reuniu a comunidade acadêmica, familiares e convidados da turma, na última sexta-feira (19).
O diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha, enfatiza que a tecnologia é um dos pilares do Ecossistema e que a formatura do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um marco importante na história. “É a primeira turma que formou na nossa instituição e agora temos uma série de outros cursos sendo liberados no próximo ano como o de pós-graduação em Engenharia de Software. Possibilitaremos para esses estudantes que continuem a jornada do seu processo de educação aqui no Biopark Educação”, conclui. O presidente da Associação de Ensino, pesquisa e extensão do Biopark, Victor Donaduzzi, explica que a necessidade de dar continuidade aos estudos faz parte do conceito de lifelong learning, que tem foco no aprendizado ao longo de toda a vida. “O Biopark entende que a formatura é o começo do próximo passo. Entre outros cursos na área de tecnologia. Em breve, nós ofereceremos curso de Inteligência Artificial além do curso de Ciências de dados, que será o primeiro reconhecido pelo MEC no Brasil.
A coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Roberta Vanessa Parcianello, ressalta que a tecnologia está presente em todas as profissões e que essa tendência abre oportunidades quando há profissionalização. “Neste momento, são muitas as vagas em aberto no Brasil, com estimativa de 200 mil por ano. Temos oferta de emprego e poucos profissionais sendo formados, mas o Biopark está atento para mudar essa realidade; formando profissionais que já saem com experiência para o mercado de trabalho”. Nesse sentido, Victor Donaduzzi explica sobre o retorno do investimento na educação. “Esse investimento vem justamente para tentar suprir as demandas não atendidas na nossa sociedade. Existe um gap muito grande de profissionais na parte de TI e essa primeira turma de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, supre parte desse gap com a falta de mão de obra da profissão”.
De acordo com a pró-reitora de relacionamento da UniAmérica, Lucia Maklouf, a afinidade com as ideias dos fundadores Carmen e Luiz Donaduzzi aproximou as instituições. “Quando dois sonhadores se encontram, só pode sair coisa boa. O Biopark é a materialização desse processo de inovação, para transformar o aluno em um protagonista do seu processo de aprendizagem com foco na sociedade e num mundo melhor com técnicas inovadoras e em desenvolvimento no Oeste do Paraná; então, estamos muito comprometidos com o desenvolvimento da Região”, destaca.
Durante a solenidade de colação o Biopark laureou o melhor aluno do curso, Allan, Bossoni Escher, com uma bolsa de 100% para a pós-graduação em Engenharia de Software. “Nosso laureado teve uma bolsa para que ele continue os estudos. Espero que muito mais pessoas venham até nós para continuar estudando; nós nunca estamos pronto. O exemplo somos eu e o Luiz, nós estudamos muito e cada vez mais o sentimento é que temos que aprender mais para a vida e fazer mais pelos seres humanos. É isso que vale a pena quando passamos pela Terra. A única coisa no mundo que transforma as pessoas é a educação”, finaliza Carmen Donaduzzi.

Metodologia Ativa – Para o formado, André Luiz Dör, a metodologia ativa oferecida por meio do Biopark Educação fará diferença no mercado de trabalho. “Essa metodologia ativa é muito melhor que a tradicional porque me fez querer aprender cada vez mais; instiga ao desenvolvimento pessoal e profissional”, diz. A também formada e única mulher da turma, Katherine Lezama Lanz complementa que os projetos, como são chamadas as disciplinas, terão reflexos positivos na profissão. “Trouxe a realidade da sociedade já na educação. Tudo que fazíamos não era apenas para um fim acadêmico, mas, para a aplicação de uma solução. Nos projetos já tínhamos clientes e isso nos faz sair na frente com um portifólio com entregas reais para os clientes utilizarem nos seus negócios”.

História do curso – Na formatura, a fundadora do Biopark, Carmen Donaduzzi, relembrou os impactos da transformação do Parque Tecnológico durante o período de formação da primeira turma do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ressaltando que a relação construída é de confiança e que na época, no início da instituição, não existia prédio, estradas e que atualmente existe infraestrutura para o conhecimento. “Enalteçam essa coragem que vocês tiveram de vir e acreditar no Biopark. Espero que os conhecimentos adquiridos aqui sejam disseminados e pautados em atitudes éticas e valores como fazemos enquanto estamos construindo o Biopark. Nosso Território é como pequena uma sementinha que está começando a desabrochar. Para nós, esse é um objetivo de vida, e nós queremos contar com muitos e muitos formandos aqui e alunos que por meio dos estudos, transformarão a sociedade, serão responsáveis e vão liderar pelo exemplo”.

Adoce seu dia com pavê de leite ninho no pote da Água Doce

Pavê de leite ninho no pote da Água Doce
Ingredientes
5 colheres de sopa de leite condensado
1 colher de sopa de leite ninho
1 colher de chá de manteiga sem sal
5 colheres de sopa de creme de leite
100g de chocolate branco
10 unidades de biscoito ao leite
Leite a gosto para umedecer os biscoitos
4 morangos

Modo de preparo do creme
Na panela, misture a manteiga, o leite condensado e o leite ninho. Sempre em fogo baixo até soltar do fundo da panela. Acrescente o creme de leite. Finalize com o chocolate branco e mexa até derreter. Transfira para uma tigela e deixe esfriar para usar.

Montagem
Em um recipiente a sua escolha, faça camadas com o creme, morangos cortados em rodelas e biscoitos umedecidos no leite. Vá fazendo camadas e na sequência finalize com o creme.
Para decoração, cubra com leite em pó e morangos. Sirva gelado.
Rendimento: 1 porção.

Sobre a Água Doce:
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em oito estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou um modelo mais enxuto voltado para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas, o Água Doce Express. Mais informações Água Doce Cachaçaria de Toledo – Rua Panambi, 44 – Jardim La Salle – Toledo – Telefone (45) 3379-1034


Lucas e Edemir no Restaurante Filezão
...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.