Mauro Picini Sociedade + Saúde 04/05/2022

Autismo: o mundo azul precisa de mais empatia e amor

O quebra-cabeças colorido e a cor azul foram escolhidos para representar o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), devido ao grande número de diagnósticos em crianças, principalmente meninos. No mês de abril, a Prati-Donaduzzi conscientiza em suas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn – da importância de falar sobre o tema.
De acordo com a psicóloga, pedagoga e coordenadora na Clínica Escola Cetea, Kelly Monteiro Pereira Cassoli, o autismo é identificado nas crianças a partir de um ano e meio a dois anos. Kelly alerta sobre os principais sintomas: “aquela criança que não olha nos olhos, que não faz interação social, que tem dificuldade na questão da linguagem, são algumas características que precisam de atenção. Quando a doença é detectada de forma precoce, é possível direcionar para que essa criança se desenvolva e tenha uma melhor qualidade de vida”, orienta.
É importante que os pais, ao perceberem estes sinais, levem a criança para fazer uma avaliação com o neurologista e o psicólogo para identificar se ela apresenta traços de autismo. “Ter um olhar de empatia e de acolhimento nesse momento é fundamental com as famílias, pois eles estão buscando formas para lidar com as situações. Se você percebe que próximo de você tem alguém que apresenta TEA, busque informações para saber mais sobre esse mundo”, finaliza Kelly.

TEA e TDAH – Apesar do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno do déficit de atenção (TDAH) com hiperatividade serem parecidos, eles tem algumas diferenças. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, as pessoas nascem autistas e têm essa condição biológica, que é hereditária, e também podem ser desencadeada por fatores ambientais. “O TEA afeta o comportamento, interação social, linguagem. Além disso, a criança não faz o contato social com os outros, sem que isso signifique a falta de vontade de interagir. Os autistas também gostam de abraços e carinho”, ressalta Kelly.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância. A criança apresenta inquietude, ou às vezes parece que ela está focada, porém se encontra em um mundo paralelo observando outras coisas. “Algumas crianças são mais sociáveis e conseguem brincar e outras não, por isso é importante o apoio dos pais, mediadores e o acompanhamento de psicólogos para que essa interação ocorra de forma eficaz, assim é possível trabalhar as emoções, evolução e convívio social”, finaliza a psicóloga.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI – A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, referência na produção de medicamentos genéricos no Brasil e a primeira a lançar um produto nacional à base de Canabidiol, alcançou patamar de destaque no setor e avança em tecnologia e inovação com foco na expansão de mercado para os próximos anos. A linha de produção chega a aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos.

Prati-Donaduzzi busca ampliar informações para a classe médica no Congresso Clínica Psiquiátrica

Evento, que acontecerá no Centro de Convenções Rebouças (SP), terá empresa farmacêutica como patrocinadora e participante de um dos simpósios

Referência na produção de medicamentos no Brasil, a Prati-Donaduzzi terá participação de destaque no VII Congresso Clínica Psiquiátrica, que acontecerá de 5 a 7 de maio no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Além de ser uma das patrocinadoras do evento, a empresa farmacêutica também estará presente na programação de palestras, com objetivo de ampliar o conhecimento sobre o uso do canabidiol. A Prati-Donaduzzi foi a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o canabidiol no Brasil.
“Somos uma indústria farmacêutica que está sempre em busca por inovação e tecnologia. Desta forma, acreditamos que através deste evento conseguiremos disseminar conhecimentos e informações para a classe médica”, afirma Edilson Bianqui, Diretor de Marketing e Prescrição Médica da Prati-Donaduzzi.
Como parte da estratégia de trazer um maior conhecimento sobre a importância da utilização do canabidiol, especialmente nas doenças que afetam o SNC (Sistema Nervoso Central), a empresa farmacêutica participará do simpósio que abre a programação do Congresso Clínica Psiquiátrica. A partir das 17h do dia 5, o médico-parceiro da empresa José Crippa palestrará sobre o tema “Canabinoides e Psiquiatria: o que há de novo”.
“Entendemos que a presença de um dos médicos-parceiros da Prati-Donaduzzi é a forma ideal de levarmos mais informações e experiências de um produto inovador para a classe médica”, explica Bianqui.
A farmacêutica também aproveitará o evento para reforçar sua atuação na área de prescrição médica. “Como patrocinadores, estaremos com um espaço para troca de experiências sobre saúde, novidades do mundo farmacêutico e disponibilizando materiais científicos. Além de evidenciar a nossa marca, estamos apoiando a participação de 200 médicos”, afirma Murilo Lombardo, Gerente de Produto.
SOBRE A PRATI-DONADUZZI – A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.


Sorvete para melhorar o sono? Sim, ele existe!

Por Aline Quissak

Essa é uma receita especial que além de saudável, ajuda a modular seu sono. Ela é indicada para quem precisa relaxar e acorda muito cansado pela manhã por não ter um sono reparador. O sorvete pode ser armazenado no congelador por até 6 dias. Na hora de consumir é só esperar que ele descongele um pouco para que você consiga fazer a bola. Para a função terapêutica você deve consumir o sorvete entre 1h e duas horas antes de dormir para ajudar a relaxar e ativar a produção de melatonina, além disso, essa sinergia de ingredientes ajuda no GABA nosso neurotransmissor anti-ansiedade, deixando o sono ainda mais relaxante.

SORVETE CASTANHA DO PARÁ E BAUNILHA
Ingredientes:
2 bananas maduras
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 unidades de castanhas do Pará
1 colher de sopa de coco ralado desidratado
sem açúcar

Modo de Preparo:
Corte as bananas em pedaços e congele (você pode deixá-las picadas e congeladas para as próximas vezes. Uma boa dica é aproveitar bananas bem maduras para fazer essa receita). Bata no processador as bananas congeladas, a baunilha, a castanha do Pará e o coco ralado. Se precisar, adicione um pouquinho de leite (ou leite vegetal) para ajudar o processador, porém não adicione mais do que 3 colheres de sopa para não perder a textura e está pronto!

Sobre Aline Quissak
Aline Quissak é nutricionista com especializações no Canada e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças. É especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional. Para mais informações acesse suas redes sociais @nutri_secrets e no site http://www.alinequissak.com/combodebemcomavida

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.