Mauro Picini Sociedade + Saúde 14/12/2022

Gestantes finalizam curso oferecido pela Unimed Costa Oeste

Pais de primeira viagem, o casal Sabrina e Jhonatan Hermisdorf ficaram atentos às orientações passadas pelos profissionais de diversas áreas durante o Curso para Gestantes organizado pela Unimed Costa Oeste. A mamãe da Ágatha destacou as dicas sobre a amamentação, já o papai gostou de saber como executar os primeiros socorros. “A ansiedade está muito grande e quando ouvimos os profissionais falando sobre como devemos agir dá mais tranquilidade”, destaca Sabrina.
Os encontros desta segunda turma do ano foram realizados durante três sábados do mês de novembro, na sede da cooperativa, com o objetivo de contribuir para que as futuras mamães tenham uma gravidez saudável e tranquila, adquirindo conhecimento e segurança com os cuidados com o futuro integrante da família.
A enfermeira da Unimed Costa Oeste, Julia Bonassina reforça que o curso não é exclusivo para clientes Unimed: ele é aberto à toda comunidade. “Ele aborda diversos aspectos da saúde da gestante, questões psicossociais do ambiente familiar, nutrição, cuidados com o recém-nascido, amamentação, vacinas e outros assuntos que são primordiais para a chegada do bebê”, descreve.
Para isso, profissionais de diferentes áreas foram convidados a terem essa conversa com as gestantes e seus acompanhantes, sejam eles os companheiros ou a pessoa que será o apoio da mãe por um período. “Estamos aguardando a vinda da nossa filha para março e o curso trouxe muitas informações que levaremos para sempre no cuidado dela. Foi um aprendizado muito grande, ouvimos o que é certo, o que deve ser evitado e essas informações vieram de profissionais qualificados, que estudam e têm experiência para nos orientar”, finaliza o papai protetor Jhonatan.

Reportagem sobre o Dia de Cooperar ganha prêmio paranaense de jornalismo

“Eles atravessaram o mundo com uma mala e a esperança de uma vida melhor. Cerca de 12 mil refugiados imigrantes residem na região Oeste do Paraná. Além do desafio do idioma e diferenças culturais, eles enfrentam o desafio de recomeçar a vida em outro país. No Oeste do Estado, cooperativas estão ajudando neste recomeço.” Essa é a fala que inicia a reportagem da jornalista Edna Nunes veiculada na rádio União de Toledo sobre a ação que marcou o Dia de Cooperar 2022 em Toledo. Com o título “Dia do Cooperativismo traz esperanças e oportunidades de recomeço para imigrantes e refugiados na região Oeste”, a reportagem foi a vencedora do Prêmio Ocepar de Jornalismo, um dos mais importantes prêmios do segmento no Estado.
Em aproximadamente sete minutos da reportagem, Edna mostra como a união das cooperativas de Toledo participantes do Dia C impactam a vida dos imigrantes acolhidos pela Embaixada Solidária. Ela entrevista o presidente da Uniprime Pioneira, Dr. Orley Campagnolo – cooperativa que liderou a ação deste ano – , voluntários e imigrantes da Embaixada. Um dos pontos mais emocionantes da reportagem, foi quando Edna entrevistou Gabriel, filho de uma imigrante do Haiti. “Eu estou aqui na Embaixada brincando com meus amigos e minha mãe está aprendendo a costurar e eu fico aqui com ela. A vida no Haiti era muito ruim, tinha muita violência e por isso viemos para o Brasil para ter uma vida melhor”, descreveu o pequeno.
Para Edna, a história dos novos imigrantes a emociona desde o primeiro segundo. “Eu tenho dedicado a minha vida na construção de melhores condições aos refugiados e a solidariedade das cooperativas na realização do Dia C foi algo sem explicação. O primeiro prêmio foi participar daquele momento que reuniu brasileiros e imigrantes na construção de um mundo melhor”, disse a jornalista.
Segundo ela, a intenção da matéria foi de divulgar a iniciativa, mas não imaginava que ela impactaria de outras formas. “Quando eu a ouvi no ar, chorei emocionada. Não era exatamente pela beleza, mas pela verdade e pela esperança que aquela iniciativa trouxe para milhares de pessoas. Veio a decisão de inscrevê-la no prêmio Ocepar, um sonho para qualquer profissional de comunicação. Recebi o resultado em lágrimas novamente. Uma maneira de devolver o carinho e o prestígio para o setor cooperativista que fez uma entrega linda e histórica para a causa”
O valor do prêmio foi doado para o Projeto Mundo em Retalhos, narrado na reportagem.
O Dia de Cooperar 2022 foi celebrado em Toledo em uma ação cultural realizada no principal ponto turístico da cidade, o Parque Ecológico Diva Paim Barth no dia 02 de julho. Lá, as cooperativas promotoras e parceiros se reuniram em uma programação que buscou reforçar a importância da presença da população imigrante na cidade. Além disso, o movimento irá se materializar na ampliação física da sede da Embaixada Solidária, entidade que promove a inclusão social de novos imigrantes em Toledo. O espaço será utilizado para promover cursos e treinamentos à essa população que chegou ao Brasil em busca de uma vida mais digna e próspera.

Uniprime Pioneira realiza plantio de 80 árvores no Parque do Povo

A conexão com a natureza e o respeito com o meio ambiente foram plantados na infância. Quando criança, na educação infantil, o colaborador da Uniprime Pioneira Rony Willian participou de um programa municipal que estimulava a consciência ambiental e o papel do cidadão. Recentemente, já pós-graduado, ele retomou esse aprendizado e colocou em prática o seu papel de cidadão ambiental. “Foi uma experiência incrível! Resgatei minhas memórias e fiz algo a mais pelo meio ambiente”, descreveu.
Ele fez parte do grupo de colaboradores da cooperativa que plantou, junto de alunos do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, 80 mudas de árvores nativas na região do Parque do Povo. A área escolhida está dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Osvaldo Hoffmann. Com a orientação do engenheiro florestal André Angonese, o grupo plantou 20 mudas de araucárias e 60 mudas de árvores como uvaia, guajuvira, guabiroba e jaboticaba, todas nativas da região e que ajudarão a reflorestar a Reserva.
Segundo a gestora de Projetos e Eventos da Uniprime Pioneira, Patrícia Donato, a ação foi realizada em celebração ao Dia da Árvore, comemorado em setembro, mas, em decorrência das chuvas do período, realizada em novembro. “O plantio reflete também a conscientização das pessoas sobre a riqueza da árvore, tão importante para a vida de todos os seres vivos. As árvores preservam a qualidade do solo, previnem a erosão, reduzem o ruído e os ventos, mantêm o ar úmido e as chuvas regulares e são base para uma grande diversidade de produtos, como remédios, chás, madeira além de nos fornecer flores e frutos. O Dia da Árvore não podia passar em branco”, afirmou.
E não passou. “Foi muito bom colocar a mão na terra, sentir onde é o início de tudo. E mais emocionante ainda foi poder fazer isso com crianças, transmitindo a elas a importância da preservação ambiental e o papel que todos temos para um mundo melhor”, finalizou Rony.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.