Mauro Picini – Sociedade + Saúde 26/04/2023

Ácido hialurônico: efetivo para tratamentos estéticos e na ortopedia

Oriundo da crista de galo ou de bactérias provenientes da biofermentação, substância tem diversas aplicabilidades

Como cosmético, ácido hialurônico é indicado para hidratação da pele e para preenchimentos faciais com fins estéticos – Foto: Envato

Cosméticos produzidos com ácido hialurônico são utilizados para preenchimentos e outros procedimentos estéticos, melhorando o aspecto de olheiras, “bigode chinês” ou para harmonizar o contorno da face. Essa aplicabilidade já é bastante difundida, mas o material produzido a partir da crista de galo ou de bactérias provenientes da biofermentação também pode ser utilizado nas articulações de joelho e quadril, adiando a necessidade de cirurgia para colocação de próteses, por exemplo. Embora tenha a mesma origem, o ácido hialurônico utilizado na dermatologia e na ortopedia tem diferenças na concentração de moléculas e alguns componentes químicos.
A dermatologista do Hospital São Marcelino Champagnat Anna Karoline de Moura explica que o corpo começa a diminuir a produção do ácido hialurônico por volta dos 25 anos, quando o acompanhamento com especialista é mais procurado. “Não existe uma ‘receita de bolo’ para o uso. Pessoas com doença autoimune ou com histórico de alergias severas devem evitar o uso, mas, como cosmético, é indicado para hidratação da pele e deve ser utilizado diariamente. No que diz respeito aos injetáveis, vale sempre a avaliação de um especialista antes de utilizar, mas é excelente para preenchimento do volume da boca, queixo, olheiras e contorno da face”, explica.

Ortopedia – Já na parte ortopédica, a aplicação do ácido hialurônico é indicada em casos de artrose leve e moderada e ajuda a evitar o desgaste que leva as articulações a processos inflamatórios, dores e dificuldades de locomoção do paciente no dia a dia.
“A aplicação retarda principalmente a necessidade da prótese do joelho e quadril. Em casos leves e moderados, quando a aplicação é associada à atividade física, ajuda a frear a artrose”, explica o ortopedista do Hospital São Marcelino Champagnat, Antonio Tomazini. “Normalmente, o tempo de ação é de 12 meses, mas claro que isso não é uma regra. Pessoas com a musculatura mais forte, conseguem uma durabilidade ainda maior”, complementa o especialista.

Ácido hialurônico é indicado em casos de artrose para evitar desgaste que leva articulações a inflamações, dores e dificuldades de locomoção – Foto: Divulgação

Biopark Educação promove curso inédito da Fundação Dom Cabral em Toledo

Curso é voltado para executivos que buscam aprimorar suas habilidades em liderança. Inscrições seguem até 04 de junho

O líder do futuro é aquele que possui autoconhecimento e enfatiza suas habilidades e competências. Afinal, o estilo de liderança interfere diretamente no desempenho da equipe e na organização de um ambiente colaborativo e de confiança. Neste sentido, o Biopark Educação está com as inscrições abertas para o curso de Liderança Transformadora, em parceria com a Fundação Dom Cabral, instituição referência em educação executiva. A intenção é propiciar uma base para que os executivos vençam o desafio de liderar equipes de alto desempenho, apresentando os novos paradigmas da liderança e como exercê-los. O curso vai possibilitar o profissional a conhecer e entender melhor seu estilo de liderança e o impacto de comportamento na equipe, na empresa e na sociedade, incentivando-o a refletir sobre suas forças, fraquezas, dificuldades e inibições. As aulas acontecem de 05 a 10 de junho, no Biopark Educação. As inscrições estão abertas até o dia 04 de junho por meio do link www.bpkedu.com.br/lideranca. Esta é a primeira vez que o curso acontece na Região Sul do país, sendo oferecido até então somente em Nova Lima (MG) e em São Paulo. As aulas serão ministradas pelos professores da Fundação Dom Cabral Kedma Nascimento, Pedro Mandelli Filho e Livia Mandelli, e o conteúdo contempla desde Autoconhecimento; Liderança; até Desenvolvimento de equipes de alto desempenho; passando pelas principais áreas dentro da temática principal. Diones Wolfart fez o curso no ano de 2017, quando começou a exercer o cargo de diretor de Recursos Humanos no grupo Prati-Donaduzzi. Ele, que participou de quatro cursos da trilha executiva da Fundação Dom Cabral, realça o impacto que o Liderança Transformadora teve em sua carreira. “Fez uma grande diferença na minha vida profissional, pois me deu ferramentas e subsídios para auxiliar na seletiva de pessoas para a montagem de equipe, entender um pouco a visão estratégica de pessoas não apenas para o meu time, mas também na integração com os demais pares”, afirma. Segundo o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha, a parceria com a Fundação Dom Cabral reafirma a missão de oferecer um ensino de excelência. “Esta aproximação vai agregar valor para as empresas não somente de Toledo, mas de toda a região Oeste”, comenta Rocha.
O investimento do curso é de R$ 17.900,00 com 10% de desconto para pagamentos em até 3x para inscrições individuais, 15% de desconto para dois ou para até três participantes de uma mesma empresa e 20% de desconto a partir de quatro participantes de uma mesma empresa.

De paciente a voluntário: cirurgia na coluna devolve esperança e transforma educador

Após internação, foco dos exercícios de musculação agora é para manter força para conduzir macas e cadeiras de rodas como voluntário

José Ribeiro Filho é voluntário no Hospital Universitário Cajuru, mesma instituição que o recebeu quando precisou passar por cirurgia na coluna – Foto: Divulgação

Já faz mais de 5 anos desde que a vida de José Ribeiro Filho mudou completamente. Um acidente de trânsito o colocou como paciente em um hospital SUS de Curitiba (PR) e permitiu que descobrisse um novo propósito: ajudar outras pessoas. O educador físico de 63 anos deixou de ser paciente e virou voluntário do Hospital Universitário Cajuru, mesma instituição que o recebeu quando precisou passar por uma cirurgia na coluna. “Entrei no hospital para fazer a operação, com medo e dor, e fui acolhido por um voluntário. Ele conversou comigo, pegou minha mochila e me guiou até o quarto. Naquele momento eu chorei, porque nunca imaginei que alguém pudesse estar me esperando”, lembra, emocionado.
Após o acidente de trânsito, as dores na coluna começaram a fazer parte da rotina de Ribeiro. Foi preciso um exame de imagem para diagnosticar que a causa estava numa lesão na coluna. Segundo o médico Ubirajara Bley Filho, ortopedista e traumatologista no Hospital Universitário Cajuru, essa lesão é uma condição que pode causar dor, fraqueza e perda de sensibilidade. “Indicada em casos de fratura, artrose, desgaste, tumor, deformidade e infecção, a cirurgia na coluna é invasiva e pede cuidados importantes durante o pós-operatório. No caso desse paciente, a cirurgia permitiu que ele voltasse a ter a mesma vida de antes”, explica.
“Hoje, a normalidade da minha vida é medida pela prática diária de exercícios.” Como prova de que não se deixou abalar pelo acidente nem pela cirurgia na coluna, Ribeiro se tornou um triatleta que tem a natação, o ciclismo e a corrida na sua rotina. Para ele, a atividade física foi uma importante aliada na recuperação e segue sendo decisiva para manter a qualidade de vida. “Meu foco mudou. Agora, todo o meu treinamento é programado para musculação e ganho de força, para que eu possa conduzir macas e cadeiras de rodas no hospital”, conta.
Antes da cirurgia ser realizada, a maior preocupação de Ribeiro era a possibilidade de não poder voltar a praticar esportes. Mas a frase “vai dar tudo certo”, dita pelo seu médico, deu o apoio e a confiança que precisava. As palavras se mostraram verdadeiras e, enquanto recebia alta do hospital, já sabia que voltaria a pisar naqueles corredores, não mais como paciente e, sim, como voluntário. “Sou grato todos os dias pela oportunidade de poder praticar exercícios sem dores e dificuldades. E tento demonstrar isso no cuidado com outros pacientes dos hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat, assim como fizeram comigo”, declara.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.