Mauro Picini Sociedade + Saúde 28/09/2022

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFPR/Biopark está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 29 de setembro as inscrições para curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR e Biopark. O curso é totalmente gratuito e além do curso Técnico em Informática junto com toda a base do Ensino Médio Regular, os alunos terão contato com professores experientes e acesso aos benefícios de infraestrutura e às oportunidades das empresas inseridas no Biopark.
É a segunda turma da iniciativa, fruto da parceria entre o Instituto Federal do Paraná – Campus Assis Chateaubriand e o Biopark, por meio do Centro de Referência IFPR-Biopark. “É uma oportunidade muito grande para os estudantes. O aprendizado tem uma abordagem pedagógica inovadora, baseada em projetos práticos. Outro ponto de destaque é que o curso funciona dentro de um Parque Tecnológico, o que traz condições únicas para o desenvolvimento dos estudantes, principalmente de estágio em empresas de tecnologia que estão no Ecossistema. Além de um corpo docente formado por mestres e doutores”, explica o Coordenador do Centro de Referência IFPR-Biopark, Renato Guerreiro.

Bons resultados – Para a acadêmica Tainá Leandra Dreissig, do primeiro ano do curso, essa é uma oportunidade para aprendizado e desenvolvimento. “O curso é ótimo e os professores super qualificados. É reconfortante saber que vou sair do ensino médio já com um diploma técnico, isso pode abrir diversas oportunidades para meu futuro após a conclusão do curso”, explica a jovem.
Ainda de acordo com a estudante, a forma de aprendizado e o acesso à estrutura do Biopark, é um grande diferencial. “Os professores sempre estão procurando métodos de aprendizagem diferentes para que nenhum conteúdo passe em branco. Além disso, temos a alta qualidade da infraestrutura e diversos recursos para a aprendizagem, como salas de aula e laboratórios bem equipados. No Instituto Federal há também um preparo maior para o Enem e um ensino integral que permite uma formação complementar. Existe também muitas possibilidades para grandes projetos, até mesmo fora do país”, acrescenta.
Recentemente alunos do curso foram premiados em uma competição nacional de Games da Eletrobras, ficando entre os cinco melhores projetos do país. Os projetos premiados foram “Em Busca de Energia” e “João e a Energia Eólica”, de alunos do primeiro ano do Curso. Os jogos foram desenvolvidos em 4 semanas e mostram as vantagens da energia eólica comparado à outras fontes de energia.

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFPRBiopark está com inscrições abertas

Inscrições – Ao todo serão 30 vagas e podem participar jovens que já tenham concluído o Ensino Fundamental e vão ingressar no 1º ano do Ensino Médio em 2023. O curso tem duração de três anos e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira pela manhã e três vezes por semana no período da tarde. Para ingressar é necessário ser aprovado em um processo seletivo. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.bioparkeducacao.com.br e tem uma taxa de R$50. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp: (45) 99109-2091.

Saúde do idoso: saiba o que não pode faltar numa viagem com a terceira idade

Janeiro é sinônimo de férias, calor e viagens, e assim como qualquer outra pessoa, os idosos também amam sair da rotina e aproveitar alguns momento de formas diferenciadas nessa época do ano.
Contudo, devido ao processo de envelhecimento, o corpo necessita de alguns cuidados especiais e preventivos antes de sair de sua zona de conforto. Pensando nisso, Roberta França, médica geriatra da Said Rio, empresa de cuidadores de idosos, resolveu listar algumas dicas do que não pode faltar em uma viagem com a terceira idade:

1 – Ir ao médico
Antes de sair em direção a qualquer lugar, o ideal é que o idoso passe por um médico e o comunique sobre para onde e quando ele irá viajar. Assim, o profissional irá analisar a situação, definir se não haverá nenhum risco a sua saúde e ainda o aconselhar sobre o que ele poderá ou não fazer nessa viagem.

Essa ida ao hospital é ainda mais importante em casos onde o trajeto será feito de avião, pois a duração do tempo de voo e a pressão exercida nesse meio de transporte pode afetar alguns idosos.

2 – Tome as vacinas necessárias
Se informe melhor sobre a localidade para onde será realizada a viagem, pois alguns destinos exigem determinadas vacinas, e com a pandemia do Covid-19, esse exigência se tornou ainda maior.
Lembre-se também de tomar as vacinas com antecedência, pois algumas delas podem causar algumas reações e afinal, você não vai querer que nada atrapalhe o seu passeio.

3- Leve os medicamentos diários
Muitos idosos tomam alguma medicação diária, seja para diabetes, pressão alta ou para outra função, por isso, é importante se lembrar de levar todas, já que você não estará no seu local de conforto e esse pequeno detalhe pode ter consequências nada agradáveis.

4 – Sempre contrate o seguro viagens
Mesmo que já tenha um plano de saúde particular, é recomendado que você só viaje junto de um idoso com um seguro de viagem contratado, de preferência o indicado para esse público.
Além dele ser obrigatório para viagens internacionais, viajando pelo Brasil pode ter localidades em que o seu plano não tenha cobertura e o seguro irá te salvar em casos de emergência e urgência, tendo toda a assistência que você precisar.

5 – Não exagere no sol e na alimentação
Estar em um local diferente e se divertindo, faz com que a gente decida “chutar o balde”, principalmente nas comidas. Acontece que idosos precisam ter uma atenção redobrada para não perder o limite, caso tenha alergia ou doenças com restrições alimentares, siga a sua dieta normalmente, para que nada de ruim possa acontecer.
Além disso, ficar debaixo do sol, só com muito protetor solar, boné, óculos e debaixo do guarda-sol, é importante ressaltar que o melhor horário para tomar sua vitamina D é antes das 10h e depois das 16h.
“Seguindo essas dicas, pode ter certeza que sua viagem será um sucesso e com muita diversão garantida para toda a sua família”, finaliza a Dr. Roberta França.

Sobre a Said Rio
Com mais de 17 anos de trajetória no mercado, a SAID RJ é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos. Assistidos por uma equipe completa, os pacientes encontram o diferencial que procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares. procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.