Mauro Picini – Turismo – 20/07/2023

Marcelo Martini deixa presidência do Sindhotéis de Foz

Quem assume o cargo, é o empresário Camilo Rorato

Camilo Rorato

Durante uma reunião na última semana, Martini enfatizou que está deixando o cargo devido a uma divergência de agenda, com seu outro cargo, o de diretor na secretária estadual de turismo, que assumiu em maio deste ano. Martini estava à frente da entidade há cerca de dois anos e desenvolveu diversas ações e parcerias nesse período.
Camilo Rorato, vice-presidente, assumirá a responsabilidade pelo Sindhotéis, juntamente com os outros diretores. Rorato é um empresário da área hoteleira e tem uma atuação ativa junto ao sindicato.
Marcelo Martini, foi eleito presidente do Sindhotéis de Foz do Iguaçu e região, em janeiro de 2022, com mandato até 2025. Em sua gestão, Martini priorizou a qualificação profissional, reativando o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo, fortalecendo parcerias com o governo do estado. Uma das metas foi aumentar o diálogo entre a iniciativa privada e o poder público, o que deu resultados expressivos no setor.
“Foi uma gestão com desafios, mas temos uma excelente diretoria, participativa em nossas ações, foram quase dois anos de intenso trabalho, diálogos e conhecimento das dificuldades da hotelaria e turismo. Demos continuidade nas gestões anteriores, tenho certeza de que o novo presidente irá dar sequência em projetos já iniciados”.
Atualmente, Martini divide seu tempo, entre Foz e Curitiba, ocupando o cargo de Diretor de Gestão, e Qualificação do Turismo da Secretária Estadual de Turismo.
Para o novo presidente da entidade, o empresário Camilo Rorato, todas as gestões do Sindhotéis têm importância significativa. “Temos que dar continuidade nos trabalhos já desenvolvidos, e priorizar a qualificação profissional na hotelaria e turismo. Foz está voltando a receber milhares de turistas, todos os setores estão envolvidos em oferecer sempre o melhor, seja em produtos e na hospitalidade”. Ressaltou Rorato. (Assessoria de Comunicação Sindhotéis/IHGT)

Manual de direito do viajante ajuda com perrengues aéreos

Quem nunca sofreu com voo atrasado, overbooking ou até bagagem extraviada? Para ajudar a resolver essas e outras questões, Andrea Miramontes, ex-advogada, influenciadora de viagens e jornalista do @ladobviagem, com 45 mil seguidores, criou o e-book “Direitos do viajante – 7 regras aéreas que você deve saber”.
“Muitas vezes, a pessoa não sabe quantas malas pode levar, ou o que fazer no caso de overbooking, que acontece quando a companhia aérea vende mais bilhetes do que assentos no voo. No e-book, reúno os 7 principais problemas e como o passageiro deve agir”, diz Andrea, que também ajuda seguidores por meio de suas redes sociais.
Um dos perrengues recorrentes é o atraso de voo, mas raramente o viajante sabe seus direitos. “Se o voo atrasa 1 hora, a companhia aérea tem que liberar uma forma de comunicação ao passageiro. Se são 2 horas, deve dar alimentação, e, com 4 horas de atraso, sem previsão de embarque, tem que fornecer transporte e até hotel”, explica.
O e-book “Direitos do viajante – 7 regras aéreas que você deve saber” é vendido pela Hotmart por 38,30 reais.
É possível baixá-lo gratuitamente, na compra do Guia de Viagem Pet Friendly, da mesma autora. Durante os meses de julho e agosto de 2023, na compra do guia pet, o consumidor leva, de graça, o manual que ajuda a resolver perrengues aéreos.
O Guia de Viagem Pet Friendy faz parte do Patas ao Alto, plataforma de proteção animal que existe há 15 anos e foi criado por Andrea Miramontes. O guia reúne regras de saúde e comportamento e leis que o tutor deve saber antes de colocar o animal na estrada.
O material, de 100 páginas e 12 capítulos, é vendido de forma digital na Hotmart por 88,40 reais. Parte do lucro da venda do guia ajuda animais abandonados, cujos casos podem ser conferidos no instagram @patasaoalto.
Para mais informações acesse os sites e Instagrans www.ladobviagem.com.br e www.patasaoalto.com.br
Andrea Miramontes é jornalista especializada em viagens há 24 anos @andreamiramontes.real, influenciadora no @ladobviagem, plataforma que inspira viagens, destinos incríveis, passeios éticos com animais, roteiros veganos e vegetarianos pelo mundo e viagens liberais. A jornalista já recebeu prêmios em sua área.
Andrea também já foi advogada e responde a dúvidas sobre direitos dos viajantes nas suas plataformas: Instagram, Youtube e site.
Trabalha voluntariamente como protetora de animais pelo projeto @patasaoalto – site e redes sociais, que existe há 15 anos.

Julho: Ocupação hoteleira em Foz chega a 68%

Foto: Assessoria de Comunicação Sindhotéis/IHGT

Após vários feriados prolongados, o mês de julho começa com uma boa ocupação hoteleira em Foz do Iguaçu. De acordo com a pesquisa realizada pelo Sindhotéis de Foz e Região, a média de ocupação para esse mês está em 68%, o que deve aumentar ainda mais devido ao turismo rodoviário.
Os hotéis categoria 3 estrelas, estão sendo os mais procurados com 77% de ocupação; 4 estrelas com 72%; 2 estrelas com 66%; 5 estrelas com 62% e resorts com 61%. Período de ocupação entre 10//07 e 21/07. A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 06 de julho de 2023.
Segundo a CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU), com as férias escolares e a alta temporada do turismo, a expectativa é que cerca de 170 mil viajantes circulem pelo terminal ao longo deste mês.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando houve um total de 146 mil passageiros, o aumento projetado é de 17%. Esses números indicam uma demanda crescente e evidenciam o contínuo crescimento do setor de aviação na região. No aeroporto de Foz, também estão previstos 1.184 pousos e decolagens durante o mês de julho deste ano, refletindo o intenso movimento de aeronaves.
Turistas Internacionais- Na última sexta-feira (7), o Ministério do Turismo divulgou que nos cinco primeiros meses de 2023, o Brasil já recebeu mais de 2,97 milhões de turistas internacionais – número 108% maior do que o registrado no mesmo período de 2022. Somente em maio, mais de 292,3 mil visitantes de outros países entraram nos destinos brasileiros, quantitativo 44,5% maior do que em maio do ano passado.
Boa parte desses turistas internacionais que entraram no Brasil, de janeiro a maio, vieram da Argentina (1.242.860). Em seguida, aparecem os Estados Unidos, com 271,1 mil visitantes; e o Paraguai, com 215,5 mil turistas. Completando os 5 primeiros do ranking, aparecem Chile (197.826) e o Uruguai (184.947). Os estados brasileiros por onde mais entraram os viajantes internacionais foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Um dos principais meios de transporte do país, os ônibus interestaduais/intermunicipais devem transportar mais de 4 milhões de passageiros durante as férias de julho. Os dados são de algumas das principais entidades e marketplace do setor no país. Historicamente, o período é o mês com o maior número de passageiros transportados, superando dezembro e janeiro.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.