Setor de turismo promove capacitação sobre indústria de eventos para Puerto Iguazú (AR)

O objetivo é renovar as estratégias aplicadas pelos atores da cadeia produtiva do turismo e do setor de eventos para o aprimoramento institucional e de liderança.

O 1º workshop de Fortalecimento Institucional e Liderança de Embaixadores foi realizou no dia 31 de março e contou com a participação de mais de 60 convidados, em Puerto Iguazú, na Argentina. O evento aconteceu no Loi Suites Iguazú Hotel e a jornada foi organizada pelo Iguazú Convention Bureau/ICB. O evento foi coordenado pelo Posadas Bureau Congressos e Convenções e teve como principal palestrante, o uruguaio Santiago González, que é diretor de Operações do Mice Consulting.

O encontro que reuniu os principais atores da cadeia produtiva do setor e clientes da indústria de eventos, teve como foco, o fortalecimento de vínculos entre lideranças de associações e o setor privado. Também pontuou a consolidação de alianças estratégicas entre o ambiente público e o privado, além da profissionalização do setor para a captação de eventos para o Destino Misiones/AR.

O segmento MICE (do inglês Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions), oferece oportunidades reais de negócios às empresas e destinos de toda a América Latina. Desta forma possibilita a chegada de visitantes diferenciados com uma média de gasto 3 a 4 vezes maior que o visitante tradicional. “Estamos convencidos de que a profissionalização e a sustentabilidade são as fortalezas para quem vive em uma região rodeada de natureza. Estas são as chaves para dar visibilidade para que o mundo possa nos ver como opção para sediar eventos”, afirmou a empresária Patrícia Duran Vaca, presidente do Iguazú Convention Bureau e do AOCA – Associação de Organizadores e promotores de Eventos da Argentina (https://aoca.org.ar/#!/-inicio/).

Nesta capacitação, que foi parte das comemorações Dia Mundial da Indústria de Reuniões, participaram representantes de diferentes associações científicas, acadêmicas, empresariais, entidades públicas, empresas organizadoras de eventos, agências de viagens, hotéis de luxo, associados do Iguazú Convention Bureau, Posadas Bureau e o Visit Iguassu, de Foz do Iguaçu. A meta do setor, é intercambiar informações do interesse do fomento à organização de eventos na região.

Plantio de árvores para compensação de CO2
O Workshop de Fortalecimento Institucional e Liderança de Embaixadores, realizado em Puerto Iguazú, no lado argentino da fronteira com Foz do Iguaçu, vai plantar 20 árvores nativas da Mata Atlântica, conhecida como Selva Misionera. O objetivo é compensar as pegadas de carbono produzidas pelo evento que reuniu pelo menos 60 pessoas.

Patrícia Duran, presidente do Iguazú Convention Bureau e AOCA. – Foto: Arquivo Iguazú Bureau

O compromisso foi assumido pelo Loi Suites Hotel, que foi sede do encontro, e pelo Iguazú Convention Bureau, organizador do evento.

Os cálculos para o evento foram feitos por empresa especializada e de acordo com o método da organização The Carbon Sink. Segundo o levantamento, o evento produziu quatro toneladas de carbono (CO2).

Os cálculos, 6% da emissão foi gerada pela organização do encontro; 2% do total foram classificadas como emissões do evento e por último, 92% foram emissões dos participantes.

O total de emissões equivale a uma viagem de 11.600 quilômetros em um veículo de porte médio ou a três voos de ida e volta entre São Paulo e Buenos Aires. Foi deste cálculo que saiu o compromisso de plantar as 20 árvores nativas.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.