Com a chegada dos primeiros recuperandos, Apac inicia as atividades em Toledo
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Toledo começa a receber os primeiros recuperandos. No dia 7 de março chegaram três pessoas e a previsão é que até o final deste mês cheguem mais sete recuperandos.
O presidente da Apac Toledo Balnei Rotta explica que a seleção dos recuperando enviados para as instalações em Toledo passaram por entrevista e eles são selecionados mediante os critérios da portaria da 1ª Vara Criminal, Vara de Execução Penal em meio fechado e semiaberto, Vara do Plenário do Tribunal do Juri e Vara da Corregedoria dos Presídios da Comarca de Toledo – Paraná, Portaria Nº 23/2022.
Ele cita que o processo de adaptação dos primeiros recuperandos na Apac Toledo está dentro da normalidade. “Tanto para os recuperando quanto para a equipe de funcionários e voluntários a rotina e o trabalho da Apac são novidades. Mas a nossa avaliação neste início de atividades é que estamos no caminho certo, porém precisamos de mais voluntários para atender todas a aplicação da metodologia da Apac”, comenta Rotta.
INSTITUIÇÃO – A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Toledo foi inaugurada no dia 10 de dezembro de 2021, na data que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Apac é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social do condenado a pena privativa de liberdade.
A unidade de Toledo foi construída através da União entre o Conselho da Comunidade, Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e entidades da sociedade organizada de Toledo. O prédio está localizado no bairro Jardim Anápolis, nas proximidades da BR-163 em um terreno de 6.400 metros quadrados. A unidade tem 1.310 metros quadrados construídos.
O funcionamento da Apac Toledo aguardava a assinatura do Termo de Fomento que aconteceu no final de 2021. Porém, foram realizados alguns ajustes nas rubricas e os recursos contemplam a folha de pagamento e boa parte do custeio e manutenção da entidade.
METODOLOGIA – O método Apac se apresenta como uma alternativa ao modelo tradicional de execução penal. Nas unidades em que o método é aplicado há a busca da ressocialização efetiva das pessoas condenadas, por meio de trabalho e estudo em tempo integral. A Apac conta com uma metodologia própria, composta por 12 elementos, que quando aplicados de forma harmoniosa, proporciona à pessoa privada de liberdade, as condições para mudar de vida.
Da Redação
TOLEDO