Com programas de conservação da natureza, IAT é finalista em prêmios nacionais

O Instituto Água e Terra (IAT) é finalista de duas premiações nacionais. No prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública 2023, promovido pelo Congresso de Inovação no Poder Judiciário e Órgãos de Controle, o órgão ambiental do Paraná concorre com o aplicativo Paraná Mais Verde, voltado para a distribuição de mudas nativas.

O Instituto Água e Terra (IAT) é finalista de duas premiações nacionais. No prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública 2023, promovido pelo Congresso de Inovação no Poder Judiciário e Órgãos de Controle, o órgão ambiental do Paraná concorre com o aplicativo Paraná Mais Verde, voltado para a distribuição de mudas nativas. Já no Prêmio Nacional do Turismo 2023: o turismo transformando vidas, do governo federal, o destaque é o programa Parques Paraná, que busca implementar o uso sustentável das Unidades de Conservação (UCs).

A cerimônia do Conip 2023 será em dia 13 de novembro, no auditório da FIA Business School, em São Paulo (SP). Já o anúncio do resultado do Prêmio Nacional do Turismo está previsto para 15 de dezembro e será divulgado pelo site do Ministério do Turismo.

“É um orgulho para todos do Instituto Água e Terra estar disputando essas duas premiações de nível nacional. Uma ação em equipe, que demonstra claramente o trabalho de excelência que está sendo desenvolvido pelos nossos servidores”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

O app Paraná Mais Verde, desenvolvido inicialmente para modelos Android em 2022, surgiu para facilitar as solicitações de mudas nativas criadas pelos 19 viveiros florestais e dois laboratórios de sementes do Instituto Água e Terra. Além disso, o sistema presta informações das espécies produzidas pelos viveiros, gestão de estoque e processo de doação de mudas, e o compartilhamento de fotos dos plantios.

Através dele, é possível também fazer a identificação de espécies com o auxílio do iNaturalist, uma rede social para compartilhar informações sobre a biodiversidade, que permite a correta identificação feita por especialistas externos. Para o usuário que solicitar até 100 mudas, a liberação é automática. Para quantidade maior, uma análise técnica é feita para validar o pedido.

O Parques Paraná, por sua vez, foi pensado para o fomento do uso público e turismo nas UCs do Estado, com foco no desenvolvimento socioeconômico e sustentável. O IAT administra atualmente 72 Unidades de Conservação, das quais 28 são parques estaduais abertos para visitação.

O projeto é dividido em quatro linhas: Uso Público e Turismo, Paraná Aventura, Parque Escola e Voluntariado. O objetivo é a integração com a população e a modernização das formas de gestão, gerando um convívio consciente com o meio ambiente e promovendo a conservação e a educação ambiental de forma ativa.

OUTRAS INICIATIVAS – Além do IAT, o Paraná concorre com a Usina Itaipu Binacional na categoria Modelo de Gestão: Turismo Sustentável, e com a Prefeitura de Prudentópolis por meio do aplicativo de turismo municipal AppPrude.

Já a Ilha do Mel, em Paranaguá é finalista por se tornar a primeira ilha inclusiva para pessoas autistas do Brasil. O projeto foi executado pela Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur), Ico Project, Onda Autista, com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias do Desenvolvimento Social e Família e do Turismo e, também, da Prefeitura de Paranaguá.

PRÊMIOS – Desde 1998, o Conip reconhece as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação e comunicação para a melhoria dos serviços públicos através do Prêmio Conip de Excelência. Tem como objetivo identificar e divulgar as iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão.

Já a segunda condecoração é realizada pelo governo federal por meio do Ministério do Turismo existe desde 2018. Considerada a maior premiação do turismo brasileiro, tem o propósito de reconhecer as práticas de sucesso e fazer com que tais iniciativas sejam divulgadas e reproduzidas pelo País.

Da AEN

CURITIBA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.