Com Teatro lotado, concerto com Orquestra encerra Festimap em Toledo
Com o compromisso de promover e fortalecer a cultura e toda a sua transversalidade, o Festival Internacional de Músicas Araucárias do Paraná (Festimap) chegou ao fim na noite deste sábado (20), com a apresentação da Orquestra Sinfônica e do Coro Sinfônico. Em sua primeira edição, o Festival incentivou a formação de plateia para este estilo musical e a formação de jovens músicos promissores, que conseguiram neste evento uma visibilidade que faz a diferença.
O município de Toledo pôde ser considerado a capital paranaense de música clássica com o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná durante uma semana. O evento expandiu a cultura musical para fora dos grandes centros e incentivou a troca de experiências.
Musicistas brasileiros de diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Amazonas, Paraná e Brasília e também de outros países, como México, Estados Unidos, Peru e Argentina engradeceram o Festival.
O maestro Jean Reis parabenizou a todas as pessoas que estiveram envolvidas para a realização do Festival. “O Festimap movimenta a cultura, a educação, o lazer e, sobretudo, a economia da cidade. Agradecemos toda essa mobilidade colocada à disposição do Festival. Tudo aconteceu de maneira organizada e com eficiência”.
Para a diretora administrativa Raquel Mantovani, o Festival trouxe toda a expertise de um dos mais relevantes encontros de música clássica do Brasil, o Festival Música nas Montanhas, de Poços de Caldas, Minas Gerais. “A programação finaliza e a emoção toma conta de todos. Agradeço a todas as pessoas que estiveram envolvidas na realização e que nos deram apoio”.
POLÍTICAS PÚBLICAS
A diretora do Departamento de Cultura de Toledo Cristiane Cândido afirmou que a Secretaria da Cultura se sente agraciada e feliz com a chegada deste projeto, o Festimap, no município. “Foram sete dias de muita cultura. Toledo pode absorver todo esse cenário cultural da música clássica. É um segmento cultural que já está sendo valorizado há muito tempo pela Casa da Cultura, pois oferecemos vários cursos, principalmente na área de instrumentos, os quais compõem a parte de uma Orquestra”.
Cristiane complementou que o cenário oferece uma boa prospecção para a Secretaria da Cultura, porque existem projetos futuros para a formação de uma Orquestra Sinfônica. “Um fomento para crianças e adolescentes, os quais são o nosso público-alvo. Nós queremos realizar políticas publicas de qualidade ao município de Toledo”. Na oportunidade, a diretora parabenizou a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi por ter um olhar sensível e consciência cultural. “Que mais empresas possam observar a participação de projetos financiados pela Lei de Incentivo da Cultura. Que mais musicistas possam conhecer o campo fértil e fecundo no município e desenvolvam a sua arte em Toledo”.
SONHOS
A ex-secretária de Cultura, Rosselane Giordani – uma das idealizadoras do Festimap e defensora da Cultura – disse que é um sonho realizado ter este Festival em Toledo. “O Festimap é uma realidade e acreditamos que ele ultrapassará as fronteiras do município. Desejo que o Festimap tenha vida longa no município. Agradeço a todos que vieram de suas cidades e escreveram uma história linda conosco. Agradeço a dona Carmen e seu Luiz Donaduzzi que acreditam que o Festival tem potencial de crescer e ter continuidade. Enfim, agradeço a todas as pessoas que acreditam na Cultura de Toledo”.
O diretor de marketing da Prati-Donaduzzi Edilson Bianqui disse estar feliz com o resultado alcançado no Festimap. “Acredito que cumprimos com o nosso propósito ao apoiarmos essa iniciativa. Além de trazer os espetáculos, nós queríamos desenvolver e incentivar esse cunho social do projeto, que foram as oficinas, o trabalho desenvolvido com as crianças e em diversos espaços da cidade, como o Hospital Bom Jesus”.
Bianqui enfatizou que a equipe da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi trabalha para melhorar a qualidade de vida da sociedade. “É uma ação que vai além de ofertar medicamentos com qualidade, e sim, envolve educação, esporte, lazer e cultura. Que esse Festival seja apenas o primeiro entre outros que podem acontecer”.
FESTIVAL
O Festimap reuniu mais de 300 musicistas e teve uma agenda pedagógica intensa, com oficinas durante os dias para todos os instrumentos orquestrais, regência, piano, canto e coro. Além de concertos com apresentações dos nomes mais relevantes da música de câmara e orquestral do país.
Com uma programação artística digna dos grandes centros culturais do país, o Festimap levou para o palco do Teatro Municipal de Toledo a série de Concertos Noturnos, sempre às 20h30, com entrada gratuita; com Concertos Especiais, ocorridos no Hospital Bom Jesus, Certi da Vila Pioneiro, Paróquia Menino Deus, indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi e Praça Willy Barth.
A agenda de espetáculos trouxe ainda professores do Festival das áreas de cordas, madeiras, metais, uma noite dedicada ao Tango Portenho, sob direção e solos do grande violinista Alejandro Drago, além de concertos apresentando a Orquestra Acadêmica, Coro Infantojuvenil, Classe de Canto, Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico do Festival.
REALIZAÇÃO
O Festival teve direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção da Piu Mosso, a realização do Festimap é da Prefeitura de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura.