Comciti apresenta Programa Municipal de Inovação

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti) entregou de maneira oficial o Programa Municipal de Inovação ao prefeito Beto Lunitti, durante evento realizado nesta sexta-feira (2) no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Lideranças e representantes das várias entidades que integram o Conselho participaram do encontro.

O Programa tem o objetivo de gerar prosperidade econômica ao município através da implementação de políticas públicas de inovação. A iniciativa deu-se através do Programa Cidade Inovadora, desenvolvido pelo Sebrae e disponibilizado em parceria com a Prefeitura de Toledo.

O presidente do Comciti, Márcio Pinheiro, explica que o Conselho foi criado a partir da aprovação da Lei de Inovação em Toledo. “É um conselho composto por várias entidades da cidade, incluindo as universidades, a Associação Comercial, Poder Municipal, enfim são várias as cadeiras que compõem e dão uma miscigenação adequada para o Conselho”, comentou.

Pinheiro destacou que, a partir da criação do Comciti, havia a atribuição de regulamentação da Lei Municipal de Inovação e foi realizado um trabalho de dois anos para a criação de um Programa Municipal de Inovação. “Conseguimos identificar as principais deficiências da cidade, elencados planos de ações e isso que foi apresentado em uma compilação final ao prefeito Beto Lunitti”, explicou o presidente do Conselho.

Ainda de acordo com Márcio Pinheiro, os pontos de deficiência identificados são diversos. Ele destacou que o ecossistema de Toledo ainda é embrionário é muita coisa precisa ser fundamentado. “Se pensar na jornada do empreendedor inovador que tem várias etapas ainda é preciso trabalhar, principalmente, nas primeiras etapas que são aquelas de ideação, ou seja, fomentar que as pessoas apresentem as suas ideias e formule ideias. Quanto mais ideias, mais empreendedores formados terão no final”, finalizou.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, ressaltou que recebe o Plano Municipal de Inovação com bons olhos e agora a intenção é avaliar e colocá-lo em prática o mais rápido possível. “Dentro do nosso conceito de gestão inovadora, faremos uma avaliação e discussão interna e certamente vamos avançar muito com a sociedade toledana e com o Comciti”.

EIXOS – De acordo com o consultor do Sebare Alan Alex Debus, existem três maneiras de fazer girar a economia de uma cidade: atraindo grandes empresas, ajudar a desenvolver as empresas locais e o terceiro caminho através da inovação. “Toledo escolheu essa opção, mas é preciso para isso acontecer muita ciência, parceria, conexão e muito risco. Quantas empresas dão certo”, lembrou Debus.

Segundo ele, será possível aumentar a geração de emprego e renda através da dinamização e que o programa apresentado nesta sexta-feira seguiu 10 passos para criar uma cidade inovadora, trabalho que vem sendo desenvolvidos desde o ano passado

COMO É O PLANO? – A metodologia utilizada pelo Sebrae na formatação levou em conta a vocação e o potencial do município até se identificar os setores com maiores chances de dar certo. No caso de Toledo estes eixos são agro, alimentos, saúde químico e fármacos e tecnologia. “A ideia é olhar essa trilha do empreendedor para ver se está consolidado ou não e focar nos pontos principais”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.