Comércio de Toledo está preparado para o Dia das Crianças
O Dia das Crianças promete movimentar o comércio de Toledo e no Paraná, os consumidores devem estar atentos à qualidade e o preço dos produtos. Essas são as informações da sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR.
De acordo com a pesquisa, 65,2% dos paranaenses se preparam para comemorar com presentes. Esse número representa uma leve queda em relação ao ano passado, quando 66,9% tinham planos de comprar algo especial aos pequenos. Em média, cada comprador deve presentear de duas a três crianças.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR Rodrigo Schmidt explica que o Dia das Crianças é considerado a terceira data comemorativa mais importante ao varejo, em volume de vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“É positivo observarmos que o valor médio dos presentes aumentou em 6,6% neste ano, mostrando que, mesmo em tempos de desafios econômicos, os paranaenses estão dispostos a investir mais nas comemorações do Dia das Crianças. Esse aumento reflete também a valorização da qualidade dos produtos, especialmente dos brinquedos, uma vez que esses itens receberam mais de 75% das intenções de compra”.
Expectativa do comércio de Toledo no Dia das Crianças
No município de Toledo, a expectativa também é positiva para o Dia das Crianças. A vice-presidente de Comércio e Serviços da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Francielle Rezzadori afirma que os empresários estão confiantes.
O comércio de Toledo no Dia das Crianças está com o diferencial; trata-se da campanha ‘Dois Meses de Encanto’. O segundo sorteio acontece no dia 19 de outubro, às 11h na Praça Willy Barth. Para a comemoração, os clientes concorrem a um brinquedo barbie patins 3 rodas e um brinquedo caixa de festa criativa; um brinquedo rainbocorns monstercorn e um brinquedo patinete radical frog new; um brinquedo gabbys dollhouse playset casa boneca; um brinquedo hot wheels city mega garagem; uma bicicleta aro 24 cor azul masculina 18m e um capacete ciclista infantil elleven verde m; uma bicicleta aro 24 cor rosa feminina 18m e um capacete ciclista absolute mia rosa / bco m c e um playstation 5 825gb mídia física sony. Nesta fase, os sete vendedores descritos nos cupons concorrem a um vale-compras de R$ 300,00 cada.
Francielle explica que para concorrer aos prêmios, os clientes devem fazer suas compras nas lojas identificadas do comércio de Toledo, pedir seus cupons, preencher corretamente e depositar nas urnas. “A campanha colabora com o comércio, mas também cabe a cada empresário ou vendedor estabelecer estratégia para conquistar e fidelizar o cliente. Cada estabelecimento deve ser criativo para atrair o consumidor. Convido a população de Toledo para investir em nosso comércio. Precisamos movimentá-lo e colaborar com a economia local”, destaca a vice-presidente de Comércio e Serviços da Acit.
Estratégias do comércio
A pesquisa da Fecomércio indica que qualidade do produto, preço e atendimento são os principais influenciadores na compra. Aliado a isso a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que estratégias preparadas para atender o público, seja no presencial ou no digital, podem atrair o cliente de forma mais assertiva.
“É importante que os empreendedores pensem em estratégias para os canais de venda em que estão presentes e identifiquem oportunidades. Uma tendência do momento no mercado infantil é a personalização. Pensar em produtos que coloquem a criança numa posição de protagonismo, carrega um encantamento único. Um presente interativo, por exemplo, pode gerar um momento de aproximação com todos os familiares e criar uma conexão com a marca”, comenta.
Economia no Dia das Crianças
Para o economista Jandir Ferrera de Lima, o Dia das Crianças enseja duas movimentações econômicas: a primeira, pelo movimento do comércio de vestuário e brinquedos e dos espaços de entretenimento infantil; e a segunda é o caráter religioso da data. “Só o comércio e os serviços religiosos estimulam outra parte da economia. Em Toledo, tradicionalmente são romeiros que vão a Aparecida do Norte ou Cascavel para festividades religiosas. As agências de viagem e as paróquias se organizam em torno do movimento dos romeiros e romeiras”.
Na parte infantil, Lima salienta que Toledo expandiu consideravelmente os espaços infantis e os espaços temáticos voltados a crianças. “Há inclusive comércios tradicionais que incorporaram o espaço kids”.
Além disso, há o aspecto comercial. “Os adultos estão dispostos a gastar mais com as crianças. E esse gastar movimenta comércio de vestuário, brinquedos e guloseimas. O comércio voltado ao público infantil feminino tem uma amplidão mais significativa que o do público infantil masculino. Tanto que Toledo também aumentou o número de lojas de vestuário infantil, com um espaço maior a moda infanto juvenil feminina”, analisa o economista.
Outro aspecto importante é o pagamento de promessas ou festas para crianças, que movimenta o mercado de alimentos e pequenos presentes. “Geralmente é feito nos bairros periféricos, mas também estimula o comércio. O Poder Público municipal também tem movimentado financeiramente o dia das crianças com ações e festividades nos CMEIs e Escolas municipais. Ou seja, é dinheiro público esquentando as vendas de parte do comércio”, finaliza Lima.
Da Redação
TOLEDO
– Quem vai presentear?*
Os pais continuam sendo os maiores responsáveis pelos presentes, representando 54,5% dos compradores, seguidos por tios, avós e demais familiares (52,5%). Padrinhos e madrinhas não ficam de fora, com 8,3% de participação. Já 5,4% das pessoas que vão comprar presentes não têm parentesco direto com as crianças.
– Valor do presente?
Este ano, o tíquete médio dos presentes subiu 6,6% e deve ser de R$ 154,38. A maior parte das compras (32,1%) será de presentes com valor de até R$ 100,00.
– Tipos de presentes
Criança gosta mesmo é de ganhar brinquedo, que continuam sendo os prediletos. A preferência por eles aumentou, passando de 69,6% no ano passado para 75,2% este ano. Roupas e calçados – sempre úteis na visão dos pais –, seguem em alta, com 29,8% dos entrevistados optando por eles. Jogos educativos estão ganhando espaço, subindo de 5,3% para 7,4%. Os eletrônicos também estão em alta, especialmente entre as crianças mais velhas, saltando de 2,4% para 5%.
– Pagamento
A maioria dos paranaenses vai optar por pagar à vista. As compras pagas no Pix (31%), cartão de débito (28,9%) e dinheiro (14,5%) devem somar 74,4%. O uso do Pix aponta tendência de crescimento, passando de 23% no ano passado para 31% este ano, assim como o cartão de débito, sinalizado como opção de pagamento por 28,9% dos consumidores. Por outro lado, o uso de dinheiro em espécie continua caindo, ao passar de 19,8% no ano passado para 14,5%.
*Fonte: Fecomércio Paraná
Acit e Sinvar reúnem empresários e definem abertura do comércio em feriados e dezembro
A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) reuniu, na terça-feira (8), empresários associados do setor de comércio varejista, membros do Fundo de Promoções Direto para uma reunião deliberativa.
O encontro teve a participação do presidente do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Toledo, Gilberto Furlan e do Assessor Jurídico do Sinvar, Pedro Furlan.
Durante a reunião, conduzida pela vice-presidente de Comércio da Acit, Francielle Rezzadori de Souza, os membros do Sinvar citaram pontos importantes da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2025, firmada entre Sinvar e Sindeto, como reajuste salarial, adicional de horas extras, trabalho aos domingos, entre outros assuntos.
SUGESTÕES – No encontro, foram sugeridos horários de abertura do comércio para os próximos feriados de 2024, além dos horários especiais para os atendimentos de final de ano.
Ficou definido a abertura para os seguintes feriados: 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora e Dia das Crianças); 2 de novembro (Finados); 15 de novembro (Proclamação da República); 20 de novembro (Dia da Consciência Negra); 14 de dezembro (Aniversário do Município de Toledo).
Sobre o horário de atendimento do final de ano, ficou definido: 7 de dezembro (1º sábado do mês), das 9h às 17h; Dias 16, 17, 18, 19 e 20 de dezembro (segunda a sexta-feira) até às 22h; Dia 21 de dezembro (sábado) até às 18h; dia 22 (domingo), até às 17h; dia 23 (segunda) até às 22h; 24 (terça-feira) até às 16h e dia 31 de dezembro (terça-feira) até às 16h.
TOLEDO